Menor cidade do país tem cerca de 800 moradores e segue encolhendo

Serra da Saudade tem a menor população do Brasil há 3 anos seguidos.
Cidade de Minas Gerais tem 818 habitantes, 5 ruas e 11 pontos comerciais.

 

 A menor cidade do país, está encolhendo. Serra da Saudade, em Minas Gerais, já tem a menor população do Brasil há três anos seguidos. O Jornal Nacional foi ver como é a vida entre cinco ruas e menos de mil moradores.
Entre as montanhas das Minas Gerais, os primeiros raios do sol revelam a Serra da Saudade. Terra de gente simples que acorda cedo para aproveitar o dia. As casas não têm muros e ficam abertas a maior parte do tempo. As janelas dão para a rua e é debaixo delas que surge a tradicional prosa mineira.
A menor cidade do Brasil é tranquila. Tem 818 habitantes, cinco ruas e 11 pontos comerciais. A única padaria funciona na garagem da casa de Seu Aloísio. Por dia, vão para o forno 700 pães. É quase um para cada morador.
Grande parte dos moradores trabalha na prefeitura. São 212 funcionários públicos que ganham, em média, 1,5 salário mínimo. É quase metade do orçamento da cidade.
A casa da família Nunes mostra bem o que acontece em Serra da Saudade: o Leandro, de 10 anos, e o Lucas de 15, ainda estudam na cidade. Já o Luís Henrique, de 19 anos, entrou para o grupo de jovens que buscaram oportunidades fora. Aí o coração da mãe fica apertado. Ela já está pensando lá na frente, quando os filhos vão trocar a mochila da escola pela mala de viagem.
“Fica a saudade né, mas sempre está voltando. Quem vai sempre volta na sua origem”, disse Janete Inácio Nunes, professora.
Dona Maria ficou dez anos fora. Não aguentou a saudade da serra e voltou. Hoje, trabalha no campo com o marido. A produção de cem litros de leite por dia é vendida para uma fábrica de chocolates. O único horário que eles seguem mesmo é o da ordenha das vacas.
“Serra da Saudade eu acho que é por causa disso porque as pessoas vão embora e voltam com saudade. Voltar para trás”, brincou Maria Cardoso Diniz, produtora rural.

Por Jornal Nacional.

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.