Educação certifica 10 mil alagoanos e faz chamamento contra o analfabetismo

 
Secretário Luciano Barbosa convocou a sociedade civil organizada para unir-se ao Poder Público na equalização de uma dívida social de décadas 


 Secretário Luciano Barbosa, ao entregar o certificado a Ednaldo Ferreira e lançar oficialmente o programa Vem que dá tempo – uma escola em cada esquina, chamamento do governo à sociedade civil organizada para um mutirão em combate ao analfabetismo em Alagoas (Fotos: Valdir Rocha)


A região do baixo do São Francisco comemorou, na tarde dessa quinta-feira (27), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Penedo (Sindspen), a certificação de 600 alfabetizados dos municípios de Penedo, Igreja Nova, Olho D’Água Grande, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio. A cerimônia, que contou com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, de sua adjunta, Laura Souza, e diversas autoridades locais, marcou também a conclusão da 8ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), resultando em mais 10 mil alagoanos alfabetizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Com aproveitamento de 90% na região, que atendeu dois segmentos a mais – indígena e quilombola - a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação da SEE, Maria do Carmo Custódio de Melo Silveira, destacou o resgate do PBA pelo Estado, concluindo a terceira etapa sem interrupção.

“Aos poucos, estamos tirando o alagoano da condição de analfabeto para a condição de alfabetizado. Estamos realizando sonhos e transformando vidas. Que esta seja apenas a primeira de muitas conquistas nas vidas de vocês”, comemorou.

A coordenadora da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fátima Marinho, destacou a atuação deste e de outros programas voltados para a alfabetização de jovens, adultos e idosos na região, e agradeceu o empenho de toda equipe, à SEE pela viabilização e promoção à educação, além de destacar o programa oferecido àquela população.

“Oportunidade o Estado está oferecendo e as pessoas precisam aproveitar este momento, pois são novos horizontes que se abrem. É também uma realização para nós, educadores, ver pessoas correrem atrás e realizarem este sonho”, declarou.

Mudando histórias

Formadores voluntários e alfabetizados também falaram das mudanças promovidas pelo programa em suas vidas. Um dos momentos marcantes do evento foi a leitura da mensagem e assinatura do certificado pelo alfabetizando Ednaldo Ferreira. “Esta conquista é dedicada a todos que foram capazes de acreditar que chegaríamos aqui”, agradeceu.

“Neste trabalho, aprendo mais do que ensino”, afirmou o alfabetizador de Enaldo, José Alexandro Soares dos Santos.

Para a alfabetizadora e presidente da associação de moradores do povoado Quilombola Sapê, Cristiane Rodrigues Costa, dentre os grandes desafios está a conquista e motivação dos alfabetizandos, quase sempre vencidos pelo cansaço no duro trabalho na lavoura.

“Temos 364 famílias em nosso povoado e bastante analfabetos, mas muitos têm vergonha de assumirem esta condição e voltarem à sala de aula. O nosso trabalho começa nesta conquista, que não é fácil”, reconheceu.

Chamamento

Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Luciano Barbosa, fez o lançamento oficial do programa Vem que dá tempo – uma escola em cada esquina, chamamento do governo à sociedade civil organizada para um mutirão em combate ao analfabetismo em Alagoas.
Parabenizando o esforço dos profissionais da educação e a força de vontade dos alfabetizandos, Barbosa afirmou que o analfabetismo é uma dívida social que atinge mais de 20% da população de Alagoas e explicou que a iniciativa é um meio para reverter esses índices.

“Sempre é tempo de estudar. Independente de qual momento você parou, vem que dá tempo! E vamos até onde estão estas pessoas. Hoje alfabetizamos 10 mil. Que possamos multiplicar esse grande esforço. A meta é chegar aos 20 mil na próxima etapa, com o trabalho desenvolvido pela rede estadual e parcerias. Vamos fazer um mutirão pela alfabetização”, convocou, explicando como deverá ser a mobilização, já iniciada, e que envolverá representantes de movimentos educacionais, igreja, sistema prisional, dentre outros.

“Nós queremos fazer a educação que o povo alagoano precisa. Temos uma dívida social com este povo, inteligente e trabalhador, e vamos trabalhar arduamente para corrigir este déficit e sair da condição que nos encontramos”, garantiu.


O secretário falou das ações implementadas nestes oito meses de governo, dentre elas a implantação e ampliação das escolas de ensino em tempo integral, a implementação de vídeo monitoramento, o sistema Alagoas Mobiliza e o programa #escoladahora, que distribuiu R$ 5,5 milhões entre escolas da rede.

“Se a gente quiser transformar a realidade da educação deverá ser na escola, com a escola e para a escola. Estou disposto, juntos com vocês, mudar esta realidade”, garantiu.
Na oportunidade, a gestora do PBA em Alagoas, Adeilma Fonseca também anunciou a formatura de 11 mil alunos dos segmentos finais – 6º ao 9º ano do ensino fundamental - do Programa de Educação de Jovens e Adultos agendada para o próximo mês de setembro.
 
Por Blog Adalberto Gomes Notícias com informações da Agência Alagoas. 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.