Barragem seca e causa mortandade de peixes em Delmiro Gouveia, AL

                                                         Peixes mortos estão se acumulando nas margens e atraindo urubus.
                                                     Secretário de Meio Ambiente do município alega que não é por poluição.

                                                                               Foto arquivo Adalberto Gomes

No município de Delmiro Gouveia,  localizado no Sertão de Alagoas, a barragem Pedra velha começou a secar e tem provocado a mortandade de peixes há cerca de um mês. O local está com baixos níveis de água e moradores do entorno começam a enfrentar dificuldades pela falta de água.

Sem água e sem os peixes, os moradores do bairro Pedra Velha, que fica no entorno da barragem, estão sem ter de onde tirar seu sustento. Os peixes são da espécie pirambeba, um parente próximo da piranha, e estão se acumulando nas margens. O que tem chamado muitos urubus ao local.

Construída há pelo menos um século, o reservatório não resistiu a três anos sucessivos de estiagem. Com a diminuição do volume de água, começaram a aparecer muitas garrafas pets que estavam no fundo e serviam como suporte para enrolar as linhas de pesca, e agora viraram lixo.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente do município, Marcos Freitas, a barragem não está poluída por que não há descarte de esgoto no local, desta forma, a mortandade é causada pelo baixo volume de água. “Fui criança andando por aqui e nunca aconteceu algo desse tipo. Secou até o riacho que alimenta o reservatório”, diz o secretário.

Já a engenheira de pesca da secretaria, Jane dos Anjos, explica que a redução do volume de água diminui a quantidade de oxigênio e, sem respirar,os peixes acabem morrendo. “Com o riacho seco, o nível de oxigênio vai caindo por que não há renovação de água” afirma Jane.

Enquanto isto, os agricultores do entorno então desolados com a situação. “Acabou tudo, agora só Deus para ajeitar” diz desconsolado, José Venâncio, agricultor que criava peixes no local.

A equipe da secretaria do meio ambiente estuda projetos para revitalização da barragem e já estão planejando a recomposição da mata ciliar com espécies nativas da caatinga.

Do G1 AL com informações da TV Gazeta

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.