FPI do São Francisco multa mais um laticínio por crime ambiental


A FPI do São Francisco constatou nesta quarta-feira (27), crime ambiental e diversas outras irregularidades num grande laticínio localizado no município de Batalha. 

O proprietário do estabelecimento foi preso em flagrante delito e encaminhado à delegacia de Batalhão. Foram flagrados o lançamento de efluentes sem tratamento no terreno da fábrica. A pena pelo crime pode chegar a cinco anos. Multas No total, as instituições que integram o programa também multaram a empresa em mais de R$ 55 mil, além de lavrarem notificações e autos de infração com pedido de providências e adequações à legislação. "O trabalho da FPI do São Francisco implica em desdobramentos nas esferas cível, criminal e administrativa. 

O mais importante é que a efetividade dos resultados demonstre a necessidade da regularização da atividade desenvolvida perante os órgãos competentes, sob pena de responsabilização nas três áreas", pontuou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso. Por se tratar de um laticínio com registro do Serviço de Inspeção Ambiental Federal (SIF), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou da fiscalização. 

Os fiscais federais lavraram um auto de infração devido ao sumiço de produtos apreendidos, sob custódia, em inspeção anterior. Já o Instituto do Meio Ambiente (IMA) multou o estabelecimento em R$ 50.791 por operar sem licença ambiental e lançar efluentes (esgoto) sem tratamento no leito do rio federal Ipanema, que se encontra seco. O laticínio despejava o soro do leite numa pocilga, que aumentava o caldo de poluição com dejetos dos animais. A própria criação de porcos foi objeto do auto de infração porque ocorria sem autorização do IMA. 

 Fonte: Aqui Acontece

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.