Instituto Vertex assina Termo de Cooperação com a UFS e fortalece o ecossistema de tecnologia e inovação no Nordeste

Foto. : Google 

O Vertex, Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) alagoano, assinou um Termo de Cooperação Técnico-Científica com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para execução de atividades conjuntas nas áreas de Extensão, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A iniciativa aproxima a universidade do setor produtivo e, simultaneamente, amplia a atuação do Vertex no fomento à inovação regional.

Está previsto no acordo que o Vertex e a UFS desenvolvam ações em parceria, com a finalidade de prospectar e realizar atividades em projetos viabilizados por meio de recursos de diversas fontes de fomento nacional e internacional. A iniciativa potencializa o escopo do ecossistema e da transformação digital no Nordeste, com a atração de novas oportunidades de forma muito mais ágil e competitiva, em especial, para Alagoas e Sergipe.

Para o presidente do Instituto Vertex, Jean Paul Neumann, o Termo de Cooperação representa mais um passo estratégico para impulsionar a pesquisa, a tecnologia e a inovação desenvolvidas em Alagoas, Sergipe, no Nordeste e em todo o país. Com vigência inicial de 60 meses, a parceria prevê o desenvolvimento contínuo de projetos científicos voltados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

“O Nordeste vive um dos momentos mais dinâmicos quando o assunto é tecnologia e inovação. A troca de experiências e conhecimentos  é fundamental para fomentar a nossa região e valorizar os talentos locais. Nesse sentido, a parceria que firmamos vem para promover a incubação e aceleração de startups, viabilizar alianças empresariais e estratégicas para aumento da competitividade das empresas, ampliar e fortalecer a capacitação institucional, além de aumentar a disponibilidade e formação de recursos humanos qualificados com maior capacitação técnico-científica.”, explica Neumann.

Inspirados nas boas práticas consolidadas entre a primeira instituição embaixadora da Softex no país e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o novo acordo contribui para posicionar Alagoas e Sergipe entre os principais polos tecnológicos do Brasil. Ao mesmo tempo em que aumenta as possibilidades de atuação do Instituto Vertex, a iniciativa também cria novas oportunidades para a expansão do conhecimento e da inovação no ambiente acadêmico da UFS.

De acordo com  o professor efetivo no Departamento de Computação (DCOMP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Calebe Conceição, a formalização da parceria já atende, de imediato, a uma demanda histórica do estado: a oferta de formação prática, avançada e diretamente conectada à indústria de hardware e sistemas de computação.

“O Vertex possui uma trajetória bem-sucedida de colaboração com a UFAL, em um modelo de desenvolvimento de soluções tecnológicas alinhado aos nossos objetivos. Trata-se de uma parceria que conecta formação, inovação e aplicação prática. É exatamente o caminho que queremos consolidar na UFS. Quando o nosso planejamento se concretizar, teremos a satisfação de anunciar a oferta de um curso no formato de residência tecnológica, um modelo moderno e altamente eficaz, já adotado em outros estados, mas que será pioneiro em Sergipe”, afirma Calebe Conceição.

Por Nathália Louise

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.