Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária movimenta Santana do Ipanema–AL

Foto.: Tatiane Bastos 

A 8ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária movimentou o município de Santana do Ipanema, nesta quinta-feira (23). A feira reuniu 35 expositores, entre cooperativas, associações e empreendimentos individuais da cidade e dos municípios de Maravilha, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Olho d’Água das Flores e Pão de Açúcar.

Os visitantes encontraram uma grande variedade de produtos, dentre eles hortaliças, frutas, raízes, ervas medicinais, doces caseiros, bolos, pães, cachaças artesanais, temperos, mel, artesanato em madeira e crochê, entre outros itens que refletem a identidade e o talento do povo sertanejo.

Além das barracas cheias de produtos regionais, o público acompanhou apresentações culturais, como grupos de makulelê, coco de roda e o tradicional forró pé-de-serra, além de participar de uma roda de conversa com o tema “Economia Solidária no Sertão: Juventude, Valor e Cooperação no Desenvolvimento do Território”, reforçando o papel do diálogo na construção de um futuro mais sustentável.

Entre os expositores estava Roselaine Soares Melo Carvalho, presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Santana do Ipanema (Acoafs), que falou sobre o impacto do evento e a importância do cooperativismo.

“A gente só quer seguir mais à frente. Queremos crescer cada dia mais, atrair mais sócios, mais agricultores, para que também possam vender seus produtos de forma mais justa. Hoje, temos 22 sócios, a maioria mulheres, e nove agricultores com certificação orgânica. Participar dessa feira é uma grande oportunidade de mostrar o que fazemos com tanto esforço”, contou a agricultora.

A associação participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e se destaca com produtos como molho de tomate cereja com ervas e geleia de pimenta com acerola, além de pães e bolos feitos com raízes e frutas regionais.

Espaço de visibilidade e geração de renda

Desde o início, o Circuito Regional de Feiras se consolidou como uma ação estratégica do Governo de Alagoas, promovido pelas secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), com apoio da Unicafes/AL e das prefeituras municipais para valorizar a produção local, incentivar o cooperativismo e fortalecer a economia solidária.

De Arapiraca a Porto Calvo, passando por Penedo, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e União dos Palmares, o circuito já reuniu mais de 250 empreendimentos ligados à agricultura familiar, mostrando a diversidade e a força da produção alagoana.

Em Santana, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Marcelo Melo, reforçou a importância de incentivar a produção local e de fortalecer a agricultura familiar como pilar do desenvolvimento.

“Que alegria estar aqui na minha terra! É muito bom ver a cidade em movimento, com tanta gente produzindo, empreendendo e mostrando a força da agricultura familiar. Aprendi com a Dra. Renilde Bulhões que o cooperativismo e a agricultura familiar são a saída para tudo isso. A gente não precisa reinventar a roda, ela já está feita, só precisamos fazê-la girar. Temos que incentivar cada vez mais nossos pequenos produtores para que consigam vender e produzir riqueza para o nosso estado”, destacou o secretário Marcelo Melo, durante sua fala na abertura do evento.

Já o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Benedito Júnior, da Sedics, reforçou o papel estratégico da integração entre as pastas.

“A agricultura familiar não tem apenas produtos, ela tem alimentos de qualidade. Precisamos enxergar isso com outro olhar. O cooperativismo e o associativismo são caminhos para garantir renda justa e independência para os produtores, sem atravessadores”, frisou.

Com entrada gratuita e aberta ao público, o evento aproxima quem planta de quem consome e a cada edição fortalece o comércio local. O prefeito de Santana do Ipanema, Eduardo Bulhões, ressaltou o valor simbólico e afetivo do evento para o município.

“Esse é um momento que celebra a agricultura da nossa região. O povo sertanejo é forte e vive mais, em parte, porque se alimenta do que planta, com alimentos livres de agrotóxicos. Eventos como esse tornam-se muito especiais para o homem e a mulher do campo”, declarou.

Também prestigiaram o evento a ex-prefeita do município, Cristiane Bulhões; a secretária municipal da Mulher e do Governo, Renilde Bulhões; e o diretor financeiro da Unicafes/AL, Edivaldo Júnior.

E o circuito continua. A próxima etapa já tem destino certo, o município de Coruripe, levando o mesmo compromisso de fortalecer a agricultura familiar.

Por Secom Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.