Feira da Agricultura Familiar realizada em Delmiro Gouveia –AL mostra força do Alto Sertão na produção de riquezas

Foto.: Tatiane Bastos

O Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária chegou nessa quinta-feira (14) ao Alto Sertão, transformando o calçadão do Centro de Delmiro Gouveia em um espaço de oportunidades para pequenos produtores, e mostrou a força que a região tem na produção agrícola.

O evento reuniu 30 estandes com a participação de cerca de 40 empreendimentos da agricultura familiar dos municípios de Olho D’Água do Casado, Pariconha, Piranhas, Água Branca, Canapi, Mata Grande, Penedo, Inhapi, Maceió e Delmiro Gouveia. Uma ampla diversidade de produtos esteve à disposição do público: mel de abelha, chips de banana, batata doce e macaxeira, milho verde, frutas, legumes, hortaliças, raízes, artesanato e comidas típicas da região.

Mais do que uma feira, o evento funcionou como ponto estratégico de conexão entre agricultores, consumidores, estabelecimentos comerciais e parceiros institucionais, abrindo portas para novos mercados e fortalecendo redes de comercialização no estado.

“O circuito de feiras tem um papel agregador, é um espaço de reconhecimento do trabalho dos agricultores familiares e uma forma de criar possibilidades para a abertura de novos negócios para a comercialização da produção. Queremos ampliar a venda direta desses produtos, seja in natura, agroindustrializados ou artesanato para a rede hoteleira, bares e restaurantes, incrementando assim a experiência dos turistas que nos visitam, no sentido de fomentar o acesso a tudo que é produzido em Alagoas”, afirmou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues. 

Ela destacou, ainda, que o Governo de Alagoas está fortalecendo o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iteral), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), para garantir mais qualidade nos produtos ofertados aos mercados interno e externo. “Junto com a Adeal, a Emater e o Iteral, construímos uma agricultura forte que alcance não só o mercado local, mas que também consiga exportar para outros estados do Brasil e também do mundo”, ressaltou. 

Um dos principais objetivos do circuito é criar condições para que a produção da agricultura familiar alcance novos espaços de escoamento, incentivando a formação de uma rede de fornecedores capaz de atender diretamente o comércio e ampliar a renda dos produtores. Ao longo do ano, o evento percorrerá outras cinco regiões de Alagoas, mobilizando cooperativas, associações e empreendedores individuais.

Para Joene Silva, integrante da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco (COOAFAQ) e do Apiário Somos do Alto, do município de Penedo, quanto mais os produtos são divulgados, maior é a possibilidade de geração de renda para os cooperados. 

“É muito importante poder divulgar, alcançar mais pessoas e com isso valorizar ainda mais o que a gente produz. A ideia é que consigamos participar de todas as etapas do circuito de feiras, já estivemos nas edições de Penedo, Marechal Deodoro e agora estamos aqui, em Delmiro Gouveia. Nós temos condições de atender a todos os pedidos, sejam eles com um volume pequeno ou de grande porte”, comemorou a agricultora.

Ainda durante a cerimônia de abertura, Rosângela Freire, Secretária Municipal de Administração de Delmiro Gouveia, que representou a prefeita da cidade, Ziane Costa, enfatizou como a feira conseguiu apresentar a potencialidade e a qualidade dos produtos oriundos do Alto Sertão alagoano.

“É uma enorme satisfação receber um projeto como esse do Governo do Estado em nossa cidade, um evento que valoriza os agricultores locais e regionais. É muito importante mostrar para o pequeno agricultor que ele tem potencial para participar de feiras regionais, que sinta orgulho da qualidade e do volume de tudo o que produz”, afirmou. 

A programação da etapa do Alto Sertão contou com apresentações culturais, que atraíram e animaram o público presente, e com a roda de conversa “Diálogo para o Desenvolvimento: Cooperativas, Crédito e Sustentabilidade”, promovida pelo Sebrae/AL. O encontro discutiu desafios e oportunidades do setor, reforçando a importância do cooperativismo e do crédito para o fortalecimento da agricultura familiar.

Promovido pelo Governo de Alagoas e realizado pelas secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL e apoio das prefeituras municipais, a próxima etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizado na região do Planalto da Borborema, no município de Palmeira dos Índios, no dia 29 de agosto.



Por Seagri-AL 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.