Curta alagoano “O Mapa em que Estão os Meus Pés” vence prêmio da crítica em Gramado–RS
![]() |
Foto.: Divulgação Secult |
O filme narra a história real do bisavô do diretor, Sebastião, um pescador e agricultor de Porto de Pedras que, aos 84 anos, desapareceu por seis dias até ser encontrado no lugar onde sempre sonhou voltar. A narrativa íntima e poética conquistou o júri pela sensibilidade com que aborda memória, pertencimento e ancestralidade.
Para Luciano Pedro Jr., estrear já com um prêmio em Gramado é uma conquista marcante. Em seu discurso, o diretor agradeceu aos Orixás e falou da importância de levar as memórias de sua família para o cinema.
“Eu acho muito importante que a gente crie e reconstrua a memória das nossas famílias, pra gente entender de onde veio e pra onde a gente tá caminhando”, falou emocionado.
“O Mapa em que Estão os Meus Pés” foi realizado com recursos do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas - Pedro da Rocha, do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e também contou com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, através de edital lançado pela Secult, para sua finalização. O filme também conta com o apoio das prefeituras de Barra de Santo Antônio e Porto Calvo.
Sobre o curta
“O Mapa em que Estão os Meus Pés” foi inteiramente rodado em película Super-8, com filmagens nas cidades de Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maceió, no litoral alagoano. A escolha pelo Super-8, segundo o diretor, se deu pela sua relação com a fotografia analógica. Luciano também é responsável pela direção de fotografia do filme.
No elenco, conta com a atuação do ator Igor de Araújo (O Agente Secreto), que dá voz ao protagonista Sebastião. A direção de produção é de Rafhael Barbosa, com produção assinada por Renata Czarny e pelo próprio diretor. A equipe ainda inclui Albert Victor Damasceno na assistência de produção, Jasmelino de Paiva na assistência de direção, e Gabriela Araújo na direção de arte, com assistência de Lucas Cardoso. A captação de som é de Leo Bulhões, com mixagem e desenho de som de Lucas Coelho, e montagem e edição de som de Matheus Farias. A correção de cor ficou por conta de Octávio Lemos.
Sobre o diretor
Luciano Pedro Jr. é um ator, diretor e roteirista alagoano, de 27 anos, que se formou em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem trabalhado no audiovisual há 6 anos, atuando e colaborando com cineastas como Renata Pinheiro, Caio Dornelas, Rafhael Barbosa, Ulisses Arthur, Pedro Severien, Cacá Diegues, Marcelo Lordello, entre outros.
Agora, roteirizando e dirigindo, apresenta seu primeiro curta “O Mapa em que Estão os Meus Pés” e se prepara para a distribuição em festivais do seu outro curta “Brincadeira de Criança”. No momento, o diretor alagoano encontra-se roteirizando seu próximo trabalho, o curta “Meu lado esquerdo”, uma animação sobre uma mulher que teve AVC e seu processo de recuperação.
Por Secom Alagoas
Nenhum comentário