Sesau destaca importância da vacinação para prevenção de doenças infecciosas e redução de óbitos em Alagoas

Foto.: Reprodução Sesau 

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) reforça, nesta sexta-feira (4), a importância da vacinação como uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e reduzir a mortalidade. Com um Calendário Nacional que contempla desde a infância até a terceira idade, as vacinas ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos.

Para ser imunizada, a população deve procurar o posto de vacinação mais próximo de sua residência e estar portando o Cartão de Vacinação, o Registo Geral (RG), CPF e o Cartão SUS. Já as pessoas que perderam o comprovante, não sabem ou não lembram se tomaram as vacinas precisam atualizar a situação junto à unidade de saúde de seu município.

Na hora de se vacinar, é necessário portar o Cartão de Vacinação, o Registo Geral (RG), CPF e o Cartão SUS

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, explica que manter a Caderneta de Vacinação atualizada é um compromisso de responsabilidade coletiva e individual. Isso porque, segundo o gestor, além de se proteger, quem recebe o imunizante também contribui para a chamada imunidade de rebanho, ou seja, quando a maioria da população está imunizada, dificultando a circulação dos vírus e bactérias.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, explica que manter a Caderneta de Vacinação atualizada é um compromisso de responsabilidade coletiva e individual

“As vacinas salvam vidas. Elas representam uma das ferramentas mais seguras e com eficácia comprovada pela ciência para controlar surtos e evitar óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. O governador Paulo Dantas está sempre nos recomendando atenção à imunização dos alagoanos. Não podemos vacilar, nem nos deixarmos enganar por fake news e pela desinformação”, afirmou o gestor da Sesau. 


Por Sesau Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.