Ifal São Miguel dos Campos inaugura sede definitiva neste sábado (19)

 

Imagem Assessoria

No próximo sábado (19), a partir das 10h, a unidade de São Miguel do Campos fará a inauguração de sua sede definitiva. Além de gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a solenidade contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e de diversos representantes do poder público, da esfera local e federal.

Os presentes celebrarão o resultado de um investimento do Governo Federal de quase R$ 9,5 milhões em um prédio construído de acordo com o projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: composto de bloco pedagógico, 13 salas de aula, biblioteca, auditório, cantina/espaço de convivência, ginásio de esportes, laboratórios especiais, salas administrativas, além de local para separação de resíduos sólidos, garagem e almoxarifado. Toda essa estrutura visa atender inicialmente aos 539 alunos dos cursos de Nível Médio Técnico em Informática para Internet e Segurança do Trabalho, ofertados pela unidade.

A sede definitiva fica localizada na Avenida Projetada 01, Loteamento Hélio Jatobá III, Quadra B6, nº 41, na zona urbana do município.

Histórico da unidade

O Campus São Miguel teve início com a Lei 11.892/08, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na intenção de ampliar e qualificar a força de trabalho brasileira. A unidade nasceu com o desafio de melhorar as condições socioeconômicas que afetavam a maioria da população local. Desde o seu início, ela passou a atender a toda a região, com estudantes provenientes não só do município sede, como de Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela e da capital alagoana.

O Campus iniciou suas atividades no dia 8 de setembro de 2010, instalado na Escola Municipal Mário Soares Palmeira. Naquele ano, entraram na unidade 80 alunos, de duas turmas do curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho. À época, o professor José Hélio dos Santos assumiu a função de diretor da unidade.

“Inicialmente utilizávamos apenas duas salas de aula. Em fevereiro de 2011, conseguimos mais duas salas de aula e foi possível ofertar mais duas turmas, sempre nos turnos vespertino e noturno. A cada ano, íamos ampliando a quantidade de salas emprestadas pela escola Mário Soares e aumentando o número de turmas. Tínhamos, até 2011, apenas cinco professores, um coordenador de ensino e o diretor-geral. Não tínhamos nenhum servidor técnico-administrativo. Estes passaram a ser nomeados para nosso campus em meados de 2011”, recorda a atual diretora, Talita Gomes.
A docente comenta que apesar de ampliado naquele momento, o quadro de servidores estava aquém das necessidades, porque além do ensino, a unidade já ofertava projetos de extensão a partir de 2011 e de pesquisa, de 2014 em diante. “Assim mantivemos nosso trabalho de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o máximo que podíamos de visitas técnicas, aulas de campo, aulas no único laboratório e o curso de Segurança, nos turnos vespertino e noturno”, acrescenta.

O curso subsequente em Segurança do Trabalho era o único ofertado na unidade ate fevereiro de 2021, quando teve início o primeiro curso integrado, de Informática para internet, que em seu primeiro ano, contou inicialmente com aulas realizadas de forma remota, nos turnos matutino e vespertino, em razão da pandemia.

Apesar de funcionar em prédio cedido pelo município, já em 2011 ocorreu a primeira licitação da obra do campus. O contrato foi assinado com a empresa vencedora em meados de 2012, mas o descumprimento de cláusulas contratuais por parte da contratada fez com que o acordo rescindisse.
O projeto passou por revisão e teve nova licitação publicada em 2018. No ano seguinte, o novo contrato foi assinado entre o Ifal e a Shock Instalações e manutenção LTDA, que entregou a obra em julho de 2021, após a celebração de dois termos aditivos.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.