Governo de Alagoas vai entregar mais 50 leitos para tratar pacientes com Covid-19 no Sertão de Alagoas

Ao lado da prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, Alexandre Ayres acompanhou a entrega de equipamentos para os novos leitos Covid
Ao lado da prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, Alexandre Ayres acompanhou a entrega de equipamentos para os novos leitos Covid Thiago Duarte Texto de Nigel Santana

Municípios da região do Sertão alagoano receberam, nessa sexta-feira (12), a visita técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que garantiu às gestões a continuidade de investimentos no enfrentamento à pandemia da Covid-19. As visitas foram coordenadas pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, com acompanhamento de prefeitos, secretários municipais e do secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, André Cabral.

Às gestões municipais em São José da Tapera, Delmiro Gouveia e Piranhas, o secretário da Saúde garantiu a abertura de mais 50 leitos nas cidades, 100% dos equipamentos necessários e financiamento mensal.

“Alagoas continua firme no combate à Covid-19. Os municípios estão estruturando a sua rede para continuar salvando vidas. Por orientação do governador Renan Filho, vamos financiar, todos os meses, os 50 leitos que serão entregues à população”, contextualizou o secretário.

São José da Tapera – A primeira parada ocorreu na cidade de São José da Tapera, localizada no médio Sertão. Durante a visita ao Hospital Municipal Ênio Ricardo Gomes, referência na região, o secretário Alexandre Ayres informou que o Governo de Alagoas vai assumir ala de tratamento de pacientes com a Covid-19.

“O Hospital Municipal em São José da Tapera é referência aqui na região no atendimento a pacientes com diversas comorbidades. E neste contínuo combate à Covid-19, o Governo pactuou, junto ao prefeito Jarbas Ricardo, que a Secretaria de Estado da Saúde assume toda a estrutura da ala Covid-19 na unidade. O envio de novos equipamentos hospitalares está assegurado para ampliar os serviços e o hospital continuar realizando este trabalho digno e atendendo cada vez melhor o alagoano”, informou o secretário Alexandre Ayres.

O prefeito Jarbas Ricardo destacou que o diálogo com a Sesau tem sido recorrente e as respostas do Governo são imediatas. “A parceria tem sido fundamental, sobretudo em um momento tão complicado. Sempre que mantemos o contato com o governador Renan Filho, conversas com o secretário Alexandre Ayres, o município tem recebido retorno. E este novo compromisso da Saúde nos ajuda a salvar vidas”, complementa.

Com o Governo de Alagoas fazendo a sua parte no enfrentamento à pandemia da Covid-19, o secretário Alexandre Ayres fez questão de fazer novos apelos à população para que sigam cumprindo as medidas de proteção, usando máscaras e evitando aglomerações. “Estamos aumentando a quantidade de leitos UTI e de enfermaria exclusivos para Covid-19, mas não podemos esquecer que as pessoas precisam fazer a sua parte”.

Delmiro Gouveia – O município de Delmiro Gouveia foi o segundo visitado. Na cidade, o secretário Alexandre Ayres esteve na UPA Dr. Ulysses Luna, ao lado da prefeita Ziane Costa e da secretária Municipal de Saúde, Geonice Peixoto. No município ele ampliou em mais dez leitos clínicos a estrutura para atender pacientes acometidos com a Covid-19.

Em seguida, o secretário visitou as obras do Hospital Regional do Alto Sertão, dialogou com representantes da construtora, e ressaltou que o próximo equipamento a ser entregue pelo Governo de Alagoas levará à população grandes benefícios, modernização da saúde e atendimento humanizado.

O hospital vai atender oito municípios da região e sua obra está orçada em R$ 32,8 milhões. A unidade terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico por mês. Além da população de Delmiro Gouveia, a unidade atenderá os habitantes de Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Canapi e Pariconha, beneficiando uma população de 171.204 pessoas.

Piranhas – A última parada da visita técnica foi na cidade de Piranhas, mais precisamente na Unidade Mista Senador Arnon de Mello, onde também foram garantidos mais leitos exclusivos para tratar pessoas infectadas com a Covid-19.

 Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.