Tradição nordestina de plantar milho no Dia de São José foi registrada por reportagem especial

Agricultores acreditam que o plantio de milho no Dia de São José representa boa colheita
Agricultores acreditam que o plantio de milho no Dia de São José representa boa colheita Helciane Pereira
No último domingo (29), no programa Gazeta Rural, da TV Gazeta, filiada à Rede Globo, foi exibida uma reportagem especial sobre a tradição nordestina de plantar o milho no dia de São José. A gravação ocorreu no assentamento Avagan 1, situado no município de Joaquim Gomes, considerado uma unidade produtiva de destaque no Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) em Alagoas. 

O dia de São José é celebrado em 19 de março e homenageia um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo. Trata-se da figura do "pai terreno" de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Os assentados beneficiados no PNCF celebram a data mantendo o hábito de cuidar da terra e selecionando grandes trechos dos lotes para o cultivo do milho, o fruto mais consumido pela população nos festejos juninos. 

Com o trator doado há dois anos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) – por meio da indicação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) – o trabalho de arar a terra torna-se mais rápido e produtivo, e com as condições climáticas favoráveis a promessa é de fartura na colheita. 

A reportagem possui três minutos de duração. Foram entrevistados os agricultores Severino Gerônimo, Paulo César, Rosalana Camelo e Ailton Tenório; além da assessora técnica do Iteral, Leone Silva, que responde pelos núcleos indígenas e quilombolas, e também coordena o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário.


Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.