Alagoas receberá mais uma edição da campanha Janeiro Branco

Através da Campanha Janeiro Branco será difundido conceito ampliado de saúde mental/saúde emocional
Através da Campanha Janeiro Branco será difundido conceito ampliado de saúde mental/saúde emocional Carla Cleto
Alagoas é um dos estados brasileiros que vai receber a 4ª edição da Campanha Janeiro Branco, que visa mobilizar a sociedade em prol da saúde mental com ações que serão realizadas em Maceió. A meta do evento é introduzir uma nova temática na agenda estadual de assistência a essas pessoas, destacando o assunto como condição necessária à vida moderna.

De acordo com a técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial, Laeuza Farias, os profissionais envolvidos no “Janeiro Branco” vão debater e difundir o conceito de saúde mental com a sociedade alagoana, apresentando-a como circunstância fundamental para o bem-estar, o trabalho e a convivência social, visto que o tema é pouco abordado em saúde pública, mas que afeta a qualidade de vida.

“Através da Campanha Janeiro Branco pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para mobilização, pelo fato de que, em geral, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca porque queremos incentivá-los a desenhar novas possibilidades”, afirmou.


Conforme Laeuza Farias, o cronograma para a campanha de 2017 em Maceió ainda não está definido, mas já está confirmada uma palestra no Hospital Geral do Estado (HGE), onde psicólogos irão visitar a unidade hospitalar para falar com a equipe multiprofissional sobre o “Janeiro Branco”. A finalidade disso é levar a temática ao encontro do maior número de pessoas possíveis.

Além desse encontro, outras atividades irão ocorrer na capital, como pilates, rodas de conversa e grupos de meditação, que vão acontecer no dia 7, no quiosque da Unimed, localizado no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, das 16 às 18 horas. Algumas ações também vão acontecer on-line, como bate-papos ao vivo sobre saúde mental, que serão transmitidos pelo site oficial da campanha e pela página do Facebook.

O idealizador do “Janeiro Branco”, psicólogo Leonardo Abrahão, visitará a capital no dia 10, para falar com profissionais da saúde mental e imprensa, sobre o intuito da campanha. O encontro será realizado na Bodega do Sertão, na Jatiúca, às 8 horas.

“Mais do que nunca, vale a máxima: ‘mente sadia em um corpo sadio’. Não há como cuidar da saúde física e abrir mão da saúde mental. É um contrassenso. São dimensões que se completam e harmonizam. Se houver algum problema, mesmo o mais leve, é necessário buscar assistência para prevenir complicações futuras”’, destacou.

 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.