Piranhas atacam 24 banhistas na praia de Pão de Açúcar

Piranhas atacam 24 banhistas na praia de Pão de Açúcar







Um fato inusitado está acontecendo em Pão de Açúcar. Em apenas 10 dias, 24 pessoas deram entrada na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves dos Anjos com ferimentos provocados por mordidas de piranha branca ou pirambeba, como é conhecida esta espécie de peixe.

Também há informações de que outras pessoas foram atacadas quando tomavam banho durante o período carnavalesco e que as mesmas não procuraram atendimento no hospital da cidade.
As vítimas foram atacadas nos pés quando tomavam banho na Praia do Cristo, na cidade de Pão de Açúcar. As mordidas provocaram muito sangramento porque arrancaram pedaços dos corpos das vítimas. Segundo a diretora do hospital de Pão de Açúcar, um policial militar também foi atacado e teve uma parte do dedo de um dos pés decepada pelas mordidas deste peixe carnívoro.

Em contato mantido com a diretora do hospital de Pão de Açúcar, Drª Graça Correia, a mesma confirmou à nossa reportagem que do dia 1º ao dia 10 de fevereiro foram registrados 24 casos de pessoas que sofreram ataques de piranha nos pés no momento em estavam tomando banho de rio.



O número de vítimas é considerado muito alto, já que em décadas passadas, quando o rio São Francisco tinha suas cheias naturais, nunca ocorreram casos com tanta frequência.
O número de casos chamou até mesmo a atenção do prefeito  Jorge Dantas que declarou estar bastante preocupado com este problema que poderá provocar até mesmo a morte de banhistas, já que a piranha é uma espécie de peixe carnívoro.

Para outros nativos, o problema está acontecendo devido à pesca indiscriminada de piabas, o que vem provocando a falta deste alimento natural para as piranhas, já que as piabas fazem parte da cadeia alimentar desta espécie de peixe.

Para o prefeito Jorge Dantas, os frequentes ataques de piranhas que vêm ocorrendo no rio São Francisco, com destaque para a Praia do Cristo, se devem aos impactos ambientais causados pelo baixo nível das águas.

“Queremos chamar a atenção dos órgãos ambientais para que estes façam alguma coisa para evitar que as piranhas continuem a atacar os banhistas em Pão de Açúcar. É preciso evitar que este peixe voraz provoque a morte de algum banhista desprevenido”, disse Jorge Dantas.

É importante destacar, que a piranha branca ou pirambeba, como é conhecida a espécie Serrasalmus brandti, é famosa por suas mordidas ao homem e outros animais. Tal façanha é possível em razão da disposição de seus dentes tricúspides, que são capazes de arrancar pedaços de suas presas.

Apesar de se alimentar principalmente de peixes, a espécie demonstra ter uma plasticidade alimentar, também sendo encontrado em seu estômago coleópteros, moluscos, odonatas, entre outros invertebrados. Nativo do Brasil, está presente na bacia do São Francisco. Acostumada a ambientes lênticos, possui uma alta frequência em reservatório onde se reproduz durante um longo período do ano.

Por Dia´rio de Arapiraca

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.