AL é o estado do Nordeste com maior vulnerabilidade social, revela Ipea

Dados são do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros.
Estudo diz que 96,1% dos municípios alagoanos têm exclusão social.

 Um estudo divulgado nesta terça-feira (1) pelo Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada (Ipea) revela que Alagoas é o estado do Nordeste que apresenta um maior percentual de municípios com alta vulnerabilidade social.

 Coleta de lixo é um dos pontos avaliados no quesito Infraestrutura Urbana. (Foto: Jonathan Lins/G1)

 Segundo os dados do 'Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros', que apresenta o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), referente ao ano de 2010, cerca de 96,1% dos municípios alagoanos apresentam situações de exclusão social.
O IVS é composto por 16 indicadores divididos em três dimensões: Infraestrutura Urbana, Capital Humano, e Renda e Trabalho. Assim, a publicação aponta o avanço dos indicadores em todas as dimensões, refletindo a ampliação do acesso, pela população, aos direitos sociais.
Dentre os indicadores abordados no Atlas, os que mais evoluíram em cada uma das dimensões foram o acesso ao serviço de coleta de lixo (dimensão “infraestrutura urbana”), a queda da mortalidade infantil (dimensão “capital humano”) e a redução do trabalho informal (dimensão “renda e trabalho”).
No entanto, apesar do estudo mostrar evoluções sociais no Nordeste em 2010, em comparação aos números apresentados em 2000, a evolução da década, segundo o Ipea, não foi suficiente para retirar Alagoas da ponta do Índice de Vulnerabilidade Social.
Infraestrutura Urbana
Segundo o levantamento, no quesito Infraestrutura Urbana em 2010, os municípios alagoanos que apresentaram os piores desempenhos foram Jundiá, Roteiro, Traipu, Cacimbinhas e Poço das Trincheiras. Já os que apresentaram o melhor desempenho no indicador foram os municípios de Barra de São Miguel, Satuba, Ouro Branco, Viçosa e Penedo.
Capital humano
Quanto ao quesito Capital Humano, os piores desempenhos foram os dos municípios de Colônia Leopoldina, São Luís do Quitunde, Roteiro, Barra de Santo Antônio e Ibateguara.
Já os que apresentaram um melhor desempenho na dimensão Capital Humano foram os municípios de Maceió, Viçosa, Água Branca, Ouro Branco e Rio Largo.
Renda e Trabalho
Na avaliação Renda e Trabalho, o ponto negativo foi para os municípios de Porto Real do Colégio, Carneiros, Girau do Ponciano, Estrela de Alagoas e Poço das Trincheiras. E positivo para as ofertas dos municípios de Maceió, Ouro Branco, Barra de São Miguel, Água Branca e Arapiraca.

Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.