ALAGOAS: Governo levará projeto de alfabetização para assentamentos rurais

Iniciativa tem como objetivo também promover a educação profissionalizante no campo 

 Projeto deve atender, inicialmente, 13 turmas com média de 15 alunos; ideia é estender a vários municípios do Estado (Fotos: Arquivo Secom e Davi Salsa)

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (29), com o presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e representantes do Movimento de Educação de Base (MEB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT), para definir as ações de projeto de alfabetização em assentamentos rurais no interior de Alagoas.

A iniciativa tem como meta alfabetizar e, também, promover a educação profissionalizante no campo.

Para tanto, a Secretaria de Educação, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra e Iteral, vem realizando um mapeamento para traçar um diagnóstico acerca das demandas existentes nos assentamentos rurais.

De acordo com o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, Carlos Lima, já foi mapeado todo o município de Pão de Açúcar.
A ideia é estender para outras regiões de Alagoas, a exemplo de outros municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Litoral do Estado.
Segundo o representante do Movimento de Educação de Base (MEB), padre Gabriele Ciprianni, o projeto deve atender, inicialmente, 13 turmas com média de 15 alunos.

“Com o apoio do governo, nossa meta é ampliar o projeto de alfabetização nos assentamentos rurais para 60 turmas, totalizando mais de 1.200 pessoas no campo”, esclareceu o padre Gabiele Ciprianni.


Durante a reunião, o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, reafirmou o compromisso do governador Renan Filho em fortalecer o ensino nas cidades e no campo, incluindo também comunidades quilombolas e indígenas.

“Já estamos formando, semanalmente, várias turmas de educação de jovens e adultos em diferentes regiões de Alagoas. Vamos estender essas ações com o processo de alfabetização nos assentamentos rurais, criando mecanismos para a profissionalização e a perspectiva de um futuro melhor para as pessoas que vivem no campo”, destacou Luciano Barbosa.

O grupo volta se reunir com o secretário nos próximos dias, para formalizar o convênio e a criação de uma coordenadoria para planejar as atividades, que ficarão a cargo do Movimento de Educação de Base em Alagoas.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com informações da Agência Alagoas. 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.