Secretário de Agricultura destaca importância do Centro Xingó em Piranhas para desenvolvimento sustentável dos sertanejos

Foto.: Bia  Fireman 

O secretário de Agricultura, Marcelo Melo, visitou nesta sexta-feira (12) o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido e a Estação de Produção de Alevinos da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), localizados em Piranhas. Ele destacou que os equipamentos são essenciais para a produção de alimentos e garantia na segurança alimentar das famílias alagoanas, sobretudo as sertanejas.

Durante a visita, o secretário ressaltou que o espaço do Centro Xingó é considerado um polo de pesquisa com implantação de pesquisas que são opções de soluções pensadas para os sertanejos conviverem em harmonia com o clima e solo do semiárido, de forma sustentável e adequada à disponibilidade hídrica da região. 

Já na área de piscicultura, ele conheceu a estrutura dos tanques escavados e de alvenaria que permitem a produção mensal entre 80 mil a 100 mil alevinos, em média. Este ano, o Programa de Distribuição de Alevinos da Seagri entregou mais de um milhão de alevinos a mais de mil famílias de piscicultores alagoanos em 40 municípios.

“Ultrapassamos a meta original, que era a distribuição de 500 mil alevinos. Para 2026, vamos continuar trabalhando para chegar a 1,5 milhão de alevinos doados, ampliando a piscicultura no estado e garantindo a segurança alimentar dos alagoanos com o Alagoas Sem Fome”, afirmou Marcelo Melo.

Convivência com o semiárido

Localizada uma área rural de 70 hectares, na região do Alto Sertão de Alagoas, o Centro Xingó é uma unidade demonstrativa que possui tecnologias sociais e realiza práticas sustentáveis, como biodigestor, cisternas e fogão agroecológico, que possibilitam aos produtores da região do semiárido ter mais qualidade de vida.

“O Governo de Alagoas vem dando prioridade na promoção de práticas produtivas que promovam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Elas estão reunidas aqui no espaço de convivência, que está aberto para receber instituições acadêmicas e de pesquisa, técnicos, estudantes e produtores para implementação de experimentos, sempre atentos à preservação do bioma caatinga”, esclareceu a gestora do Centro Xingó e da piscicultura, Juliana Fernandes.

Também estiveram presentes na comitiva o superintendente de Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Joelmir Farias, e a gerente de Irrigação, Fabiana Torres, da Seagri, além do diretor-geral do Instituto Federal de Alagoas, campus Piranhas, Iatanilton Damasceno.

Por Secom Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.