FESTIVAL DE INVERNO DE ÁGUA BRANCA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (1°); CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Foto.: Assessoria 

Tradição, Serra e Frio no Sertão. É com esse slogan que o Festival de Inverno de Água Branca (FIAB) chega, nesta sexta-feira (1°) até o próximo domingo, à sua 20ª edição. Reconhecido como o maior festival cultural do Sertão Alagoano, o evento promete mais uma edição histórica, reunindo música, arte, cultura e gastronomia regional.

O FIAB foi pioneiro em Alagoas, realizado desde o ano de 2004, promovido anualmente pela Prefeitura Municipal, e tornou-se Lei Municipal nº 547/2008. Em 2025, o Festival integra o Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, sendo a primeira etapa do 3º Circuito Alagoano de Inverno, atraindo visitantes de todo o país que buscam lazer e desejam conhecer as belezas naturais e culturais da cidade, em um clima ameno, com boa música e gastronomia interiorana.

Confira as atrações principais:

01/08 – Sexta-feira: Dilsinho, Devinho Novaes e Fabinho Pressão.

02/08 – Sábado: Batista Lima, Tarcísio do Acordeon, Willy Vaqueiro, Vinny Sandes e Daniel do Gado.

03/08 – Domingo: Bruno & Marrone, Mano Walter e Mara Souza.

Para a prefeita Nayara Emmanuela, o Festival de Inverno de Água Branca tem crescido significativamente nos últimos anos, e a expectativa é de que esta seja mais uma edição de sucesso. “Há duas semanas, percebemos um fluxo maior de turistas na cidade. Tenho a informação de que a taxa de reservas dos principais hotéis e pousadas da região está 100% ocupada para o Festival. Empreendedores com agendas lotadas. Isso mostra a grandeza do evento e o nosso compromisso com a valorização cultural da cidade. Não só Água Branca ganha, mas também todas as cidades circunvizinhas. É desenvolvimento turístico, é a economia de nossa cidade e região girando”.

A programação cultural conta com diversas atividades diurnas, especialmente no Centro Histórico, e shows noturnos a partir das 22h na Praça Municipal de Eventos, espaço inaugurado em 2024 com aproximadamente 10 mil metros quadrados, projetado para receber grandes apresentações.

De acordo com o secretário municipal de Juventude, Cultura, Turismo e Desporto, Heládio Cardeal, a programação cultural durante o dia é uma forma de mostrar e reforçar a identidade do povo água-branquense. “Água Branca é rica nos aspectos culturais da região. Os grupos folclóricos de Guerreiros de Santa Joana, Samba de Coco, Dança de São Gonçalo, o Toré Indígena, o Coco de Roda das comunidades quilombolas... Todos esses e muitos outros irão se apresentar no Centro Histórico. É música, dança, arte, ecoturismo, tudo integrado para impulsionar a economia criativa da nossa cidade. É sobre valorizar as raízes e a história do município.”

4º Festival de Gastronomia Quilombola

Fruto de uma parceria do Sebrae Alagoas com a Prefeitura, que este ano atua como correalizadora, será realizada a quarta edição do Festival de Gastronomia Quilombola, integrada à programação cultural do Festival de Inverno.

Com acesso gratuito ao público, das 16h às 22h, a Praça Fernandes Lima, situada no Centro Histórico, vai reunir representantes dos seis quilombos água-branquenses, que irão comercializar delícias da culinária afro elaboradas por eles, além de artesanato local e apresentações musicais e culturais.

A gastronomia quilombola busca valorizar os ingredientes locais de cada comunidade, como leite de coco e de ouricuri; farinha de mandioca e de milho; raízes, verduras e legumes; carnes de aves, suína, bovina e mariscos.

Os pratos oferecidos são: Pirão de Milho com Galinha de Capoeira e Farofa de Abóbora — Quilombo Moreira de Baixo, Quibebe de Abóbora com Guisado de Porco e Farofa de Dendê — Quilombo Serra das Viúvas, Creme de Macaxeira com Galinha de Capoeira e Paçoca de Linguiça — Quilombo Lagoa das Pedras, Purê de Inhame com Porco Agridoce e Farofa de Quiabo — Quilombo Barro Preto, Purê de Batata-doce com Guisado de Frango e Farofa de Maxixe — Quilombo do Cal, Vatapá com Moqueca de Camarão e Vinagrete Tropical — Quilombo Queimadas

Água Branca é o município alagoano com o maior número de comunidades reconhecidas oficialmente como quilombolas. No último censo do IBGE, mais de 10% da população se autodeclarou quilombola.

Os quilombos foram regiões ocupadas por negros fugidos dos engenhos e fazendas durante o período de escravidão. Estas regiões serviram como lugares de refúgio e resistência ao sistema escravista.

Sobre a cidade de Água Branca

Localizado a cerca de 307 km da capital alagoana, o município de Água Branca está situado na região serrana do Sertão Alagoano e se destaca na temporada de inverno por seu clima frio. A sede administrativa da cidade, situada a 570 metros de altitude, é considerada a segunda mais alta de Alagoas, podendo registrar sensação térmica de até 12 °C no inverno.

A cidade foi fundada em meados do século XVIII pelos irmãos portugueses Faustino Vieira Sandes, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes. Sua emancipação política ocorreu em 24 de abril de 1875. O nome da cidade tem origem em uma serra da região, rica em fontes de águas límpidas e cristalinas.

O município conta com atrativos turísticos de grande valor histórico, natural e cultural, como os casarões construídos no século XIX em estilo barroco e colonial. Destacam-se: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1770 pelo Major Francisco Casado de Melo; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelo Barão de Água Branca, Joaquim Antônio de Siqueira Torres, em 1871; a Casa da Baronesa Joana Vieira Sandes, palco do primeiro assalto de Lampião como chefe de bando, em 1922; e o Mirante do Calvário que é um dos pontos mais altos de Alagoas situado a 730 metros acima do nível do mar; a Fazenda Cobra que fez parte dos cenários das novelas Guerreiros do Sol da Globoplay (2025), Entre Irmãs da TV Globo (2017) e Velho Chico da TV Globo (2016).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

01 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

05h - Trilha Ecológica para a Cachoeira do Vai e Vem. Concentração em frente à Igreja Matriz. Mais informações: (82) 99809-8739.

09h às 16h - Casa da Baronesa aberta para visitação com apresentação musical do sanfoneiro Dú de Bia e Banda de Pífano.

10h - Visitação ao Centro Histórico e Igreja Matriz.

10h às 16h - Apresentação da Banda de Pífano no Centro Histórico.

14h - Voo Livre de Parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita. Para voo duplo, entrar em contato e consultar valores (75) 99277-3432. Voo a depender da condição climática.

16h - Abertura das Oficinas de Gastronomia na Carreta do Senac. Praça Fernandes Lima

–  Centro Histórico.

16h às 22h - 4º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca. Correalizador: Sebrae Alagoas. Abertura com apresentação da Banda Filarmônica Santa Cecília; Feira de Artesanato, Literatura e Cordel Água-branquense; Entrega de mudas de Plantas Nativas. Local: Centro Histórico.

17h - Declamação de Cordel com os cordelistas Regi Medeiros e Plínio Batista.

17h30 - Apresentação Cultural com Pastoril Raio de Luz.

18h - Apresentação do MotoClube Barões da Serra com apresentação musical da Banda Red Shift.

19h - Apresentação Musical com Nozinho - Bacharel da Seresta.

20h30 - Apresentação Musical com Cuca e Cida Mariano.

21h30 - Apresentação Musical com Genilson Sanfoneiro.

22h - Show Musical com Dilsinho, Devinho Novaes e Fabinho Pressão na Praça Municipal de Eventos, com Transmissão Ao Vivo no Canal do You Tube da Prefeitura.


02 DE AGOSTO (SÁBADO)

06h - 6ª Trilha de Inverno - Jipeiros. Para mais informações: (82) 99916-6147.

09h às 16h - Casa da Baronesa aberta para visitação com apresentação musical do sanfoneiro Dú de Bia.

09h às 16h - Apresentação da Banda de Pífano no Centro Histórico.

10h - Entrega de mudas de Plantas Nativas na Casa da Baronesa.

10h30 - Visitação ao Centro Histórico e Igreja Matriz.

14h - Voo Livre de Parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita. Para voo duplo, entrar em contato e consultar valores (75) 99277-3432. Voo a depender da condição climática.

14h - Cortejo das Danças Tradicionais: Guerreiros de Santa Joana (Sítio Cal), Toré Indígena Kalankó, Grupo de São Gonçalo (Sítio Ouricuri), Pastoril Raio de Luz (Água Branca), Coco de Roda (Serra das Viúvas), Samba de Coco (Sítio Mandacaru), Reisado Nossa Senhora Aparecida (Serra do Cavalo), Cirandeiras (CRAS), Crianças Cirandeiras (Água Branca). Concentração na Escola Municipal José Gomes Lima com destino ao Centro Histórico.

16h às 22h - 4º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca. Correalizador: Sebrae Alagoas. Feira de Artesanato, Literatura e Cordel Água-branquense. Local: Centro Histórico.

16h - Apresentação Cultural da Quadrilha Junina Raízes do Nordeste do Povoado Maxi, vencedora do 3º Festival de Quadrilhas Juninas de Água Branca.

16h30 - Apresentação Musical com Marciano Hermínio e Banda.

18h - Apresentação Musical com Noel Freire.

19h30 - Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

20h30 - Apresentação Musical com Henrique Gomes Instrumental.

21h - Apresentação Musical com Fernanda Souza & Victor Hugo.

22h - Show Musical com Tarcísio do Acordeon, Batista Lima, Willy Vaqueiro, Vinny Sandes e Daniel do Gado na Praça Municipal de Eventos, com Transmissão Ao Vivo no Canal do You Tube da Prefeitura.


03 DE AGOSTO (DOMINGO)

06h - 1ª Trilha Motociclística do Barão. Para mais informações: (82) 98176-2071.

08h e 10h - Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

09h às 16h - Casa da Baronesa aberta para visitação com apresentação musical do sanfoneiro Maximiniano.

09h às 16h - Apresentação da Banda de Pífano no Centro Histórico.

10h - Entrega de mudas de Plantas Nativas na Casa da Baronesa.

10h30 - Visitação ao Centro Histórico e Igreja Matriz.

14h - Voo Livre de Parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita. Para voo duplo, entrar em contato e consultar valores (75) 99277-3432. Voo a depender da condição climática.

16h às 22h - 4º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca. Correalizador: Sebrae Alagoas. Feira de Artesanato, Literatura e Cordel Água-branquense. Local: Centro Histórico.

16h - Apresentação Cultural com a Quadrilha Junina Luar do Sertão (Sítio Mulungu).

16h30 - Apresentação Musical com Cleison Siqueira Instrumental.

17h - Apresentação Musical com Pagode Faz Sentido.

18h30 - Apresentação Musical com Marcinho do Forró.

20h - Apresentação Musical com Heitor Silva.

21h - Apresentação Musical com Cláudio (Cau) dos Teclados.

22h - Show Musical com Bruno & Marrone, Mano Walter e Mara Souza na Praça Municipal de Eventos, com Transmissão Ao Vivo no Canal do You Tube da Prefeitura.








Por Assessoria 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.