Pescadores em Piranhas–AL flagram gato-mourisco amarelo nadando no Rio São Francisco

Foto.: Reprodução Redes Sociais 

Um gato-mourisco amarelo foi flagrado nadando em um trecho do Rio São Francisco, por pescadores do município de Piranhas, Sertão de Alagoas, na tarde do último sábado (26).

A cena foi registrada pelos pescadores quando estavam nas imediações do Povoado de Entremontes, zona rural do município.

Segundo informações dos pescadores, o gato-mourisco amarelo teria atravessado a margem do Rio em Sergipe para Alagoas.

O flagrante é considerado raro, pois a espécie da fauna brasileira é ameaçada de extinção e sua preservação é importante para sua continuidade.

Além deste registro no município de Piranhas, outros municípios do Sertão de Alagoas tiveram registros desta espécie. O Instituto SOS Caatinga registrou esse animal na zona rural município de São José da Tapera, no ano de 2020. Ainda no mesmo ano, o Instituto fez o resgate na zona rural do município de Ouro Branco, de um gato-mourisco preto, sendo inédito na fauna do estado.

A espécie

A espécie jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como gato-mourisco é mamífero carnívoro da família dos felídeos.

O gato-mourisco é um animal ameaçado de extinção, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Com medidas que variam entre 48 a 83 cm de comprimento e cauda de 27 a 59 cm, o gato-mourisco pesa de 3,7 a 9 kg, sendo os machos maiores que as fêmeas. Sua coloração varia de preto, marrom, para o cinza, areia e marrom-avermelhado, com cores intermediárias. Ao contrário da maioria dos felinos selvagens, jaguarundis preferem caçar durante o dia. Começam a se mover pouco antes do amanhecer até pouco depois do entardecer.

Vídeo





Por Adalberto Gomes


Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.