Hospital Metropolitano de Alagoas assegura assistência oncológica a paciente com câncer de mama em Alagoas
![]() |
Foto.: Reprodução Sesau-AL |
O início de uma nova fase. Foi assim que a paciente Marly Barbosa, de 68 anos, descreveu o momento em que começou a quimioterapia no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, após passar por cirurgia para retirada de um câncer de mama. Acompanhada de perto por uma equipe multiprofissional e acolhida com carinho e atenção, ela dá mais um passo em sua jornada de superação.
A iniciativa integra o Plano Estadual de Oncologia (PEO), lançado em outubro de 2023, com o objetivo de ampliar e descentralizar a assistência especializada no Estado. O caso da dona Marly representa milhares de mulheres que enfrentam o câncer de mama todos os anos, uma doença que, quando diagnosticada precocemente, tem grandes chances de cura.
“Foi um susto, claro. Mas, desde que descobri a doença, venho recebendo um cuidado que me tranquiliza e me fortalece. Aqui no hospital, me senti amparada o tempo todo. Agora, começo a quimio com fé em Deus e nas mãos desses profissionais que me tratam como gente da família”, conta dona Marly, que passará por seis ciclos de quimioterapia.
Segundo a médica Rafaella Toledo, coordenadora do Plano Estadual de Oncologia, o tratamento de dona Marly é exemplo do que o programa estadual tem buscado garantir em Alagoas: atendimento completo, digno e eficaz. “Nosso foco é salvar vidas. O programa estadual oferece desde os exames de rastreio, que possibilitam o diagnóstico precoce, até o tratamento com cirurgia, quimioterapia e acompanhamento contínuo. Temos avançado em oferecer um cuidado completo e humanizado, e o Hospital Metropolitano é referência nesse processo”, destaca a médica.
Além da tecnologia de ponta, o hospital se destaca por seu acolhimento. A cada paciente, uma história única. A cada jornada, uma equipe inteira está disposta a lutar junto. No caso de dona Marly, o apoio vem também da família e da fé, mas é no ambiente hospitalar que ela encontra o suporte profissional necessário para enfrentar a doença com esperança.
Histórias como de dona Marly também são um lembrete poderoso: não adie seus exames, escute seu corpo e busque atendimento. Dona Marly não tinha nenhum sintoma da doença, descobriu um nódulo muito pequeno nos exames de rotina. O autoexame, a mamografia e o acompanhamento médico regular são essenciais para a detecção precoce do câncer de mama.
Atualmente, o Hospital Metropolitano de Alagoas oferece serviços de quimioterapia e é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com um centro de oncologia completo que abrange desde o diagnóstico até o tratamento e acompanhamento. Para ter acesso aos serviços, os pacientes diagnosticados ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para agendar uma consulta, que será encaminhada pelo Sistema de Regulação Estadual (Sisreg) para a unidade hospitalar.
Por Sesau-AL
Nenhum comentário