Alagoanos se apresentam no Festival Internacional de Música de Londrina

Foto Assessoria 

A Horizonte Produções leva para o Festival Internacional de Música de Londrina, realizado entre os dias 09 e 16 deste mês, no Paraná, o projeto O Tempo não Destrói os Talentos.... Aperfeiçoa! 60+, que tem o intuito de reforçar, apoiar e criar uma rede de compartilhamento entre os artistas veteranos dos diversos segmentos. Os alagoanos já embarcaram e se apresentam nesta terça-feira, dia 11, às 18 horas, no Teatro AML Cultural. A Filarmônica de Alagoas, sob a regência do Maestro Luiz Martins, também irá se apresentar neste evento.

A 43ª edição do FIML vai contar com a presença da idealizadora e produtora do projeto, Weldja Miranda, a talentosa cantora e artista da Economia Prateada, Leureny Barbosa, o Maestro Willbert Fialho e a artista de Londrina, Silvia Borba. Juntos, eles irão explorar temas como a experiência de trabalhar com artistas com mais de 50 anos de carreira, a disciplina, o foco e a criação de arranjos e adaptações para esses talentosos artistas. Também será lançada a página e link do Projeto EP. 60+.

De acordo com Weldja, os grupos musicais que se apresentam no Festival, contam com o apoio da SETUR E SECULT, que não mediram esforços em tornar possível essa participação.

O Tempo não Destrói os Talentos... Aperfeiçoa!" tem o intuito de reforçar e apoiar os artistas 60+. A Chamada Economia Prateada. Cantar, dançar, pintar, atuar é uma profissão e faz-se necessário manter nossa responsabilidade social, de cidadania, buscando alternativas para as adversidades.

A arte, dentre elas a música, é reconhecidamente uma força de unificação dos povos, está na cultura da humanidade. “Como diz Renata Sorrah: ‘...cada ruga é um segredo...’ Assim se resume a luta para se manter artista no etarismo. Precisamos respeitar, valorizar e manter em atividade, a voz que não perdeu o tom, as mãos trêmulas que não perdeu o desejo de amar, o pincel mais lento que não perdeu os traços na pintura, a dança que não perdeu o compasso. A arte não tem idade”, reforça Weldja Miranda.

Ainda de acordo com Weldja, durante o evento será lançada a página do Projeto O Tempo não Destrói os Talentos.... Aperfeiçoa! 60+ “ O nosso objetivo é criar uma rede de compartilhamento entre esses (as) artistas e, assim criar embasamentos para conceituações e pertinências possibilitando a visibilidade e acessibilidade desses artistas na continuidade de desenvolvimento de suas artes", explica.

Sobre o Festival Internacional de Música de Londrina - Gerar novos valores e visões para a criação, vivência, performance, aprendizado e conhecimento. Este é o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), um dos mais importantes eventos do país. O festival de “todas as músicas”.

A 43ª edição do FIML, realizada entre 9 e 16 de julho, se destaca por um foco acentuado na inclusão social mediante a concepção sociomusical da formação integral do músico.  Propõe em ambiente da diversidade musical – com destaque para a realização do Encontro Nacional de Orquestras Sociais – a reunião de orquestras e grupos instrumentais de diversos projetos sociais, com o objetivo de fortalecer o processo de formação musical, a integração entre projetos, o compartilhamento de metodologias e aprendizagens específicas. Serão ofertados vários cursos instrumentais e cursos de formação para o educador e o gestor musical.

O Palco Pedagógico será uma inovação que integra a formação artística como uma etapa importante para os estudantes. Trata-se de envolver novos públicos, diferentes gerações, classes sociais, etnias, tendências estéticas, políticas e culturais. Dessa forma, o 43º FIML, objetiva superar a concepção fugaz de evento para uma concepção de formação integral, voltada para o exercício da cidadania.



Por Iranei Barreto

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.