Livro de professor da Ufal vence Jabuti, mais importante prêmio literário do país

Cleyton Andrade
 Um livro publicado em Alagoas está entre os vencedores este ano do mais importante prêmio literário do Brasil.  O livro Lacan Chinês: Poesia, Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma Psicanálise, de Cleyton Andrade, publicado pela Edufal, levou o primeiro lugar na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento na 58ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional do país.

O livro aborda as conexões e o interesse do psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981) com a poesia e escrita chinesa – já que a expressão por ideogramas, em que uma só palavra tem múltiplos significados semânticos, despertou o interesse de Lacan. Psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, o livro resultou da tese de doutorado de Clayton na Universidade Federal de Minas Gerais, Estado onde fez também seu mestrado e graduação. 

Curiosamente, o segundo lugar no prêmio Jabuti na mesma categoria foi o livro Mal- Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo Editorial), do professor da USP Christian Ingo Lenz Dunker, que faz a apresentação do trabalho de Cleyton. Em terceiro lugar, na mesma categoria, foi escolhido o livro Litorais da Psicanálise, de  Ana Costa  (Editora Escuta). 


Por Agenda A

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.