Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas emite nota técnica sobre o desabastecimento de medicamentos no Brasil

Imagem Assessoria

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas - COSEMS - AL,  emitiu nota técnica para todos os municípios alagoanos, informando sobre o desabastecimento de uma série de medicamentos, inclusive os do elenco da Atenção Básica, em nosso país.

Na nota, o Conselho destaca que “medicamentos como antibióticos, antitérmicos, soro fisiológico, entre outros” estão em falta para a distribuição ao público nas unidades de saúde.

O fato tem sido noticiado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ministério da Saúde (MS) e demais órgãos de saúde; e a situação já tem refletido na Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) dos municípios. O COSEMS-AL vem acompanhando a falta de medicamentos, por meio do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica (GTTAF) da rede CONASEMS/COSEMS-AL, e tem sido informado sobre o desabastecimento em alguns municípios alagoanos.

Estão em falta nas farmácias municipais e/ou hospitais medicamentos tais como os antimicrobianos, mucolíticos, anti-histamínicos, analgésicos, dipirona sódica, soro de reidratação, itens indispensáveis à analgesia em cirurgias,diuréticos, neostigmina, amoxicilina 500 mg Cáps, ocitocina, aminoglicosídeos (amiicacina e gentamicina), imonuglobulina humana e, mais recentemente, solução de cloreto de sódio (soro fisiológico).

O COSEMS destaca também que a falta dos medicamentos “compromete o desfecho dos tratamentos prescritos e podem aumentar a ocorrência de complicações e de mortalidade nos estabelecimentos de saúde''.

Confira a Nota clicando aqui

ASCOM Prefeitura de Delmiro Gouveia

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.