Aluna do Ifal de Piranhas, sertão de Alagoas vence concurso de redação e garante vaga em corrida de rua na Bélgica

 

Imagem Ifal

A estudante-atleta, Ana Clara Virgolino, de 17 anos, do Instituto Federal de Alagoas/ Campus Piranhas, foi a selecionada para representar Alagoas no “She Runs – Active Girls Leads”, corrida de Rua em Bruxelas, na Bélgica, com 4 quilômetros de percurso. O evento é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) que em Alagoas, é representada pela Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).

O evento é exclusivo para alunas-atletas de 17 anos. Uma representante de cada estado do Brasil devidamente matriculadas em escolas da rede pública de ensino foi selecionada. A escolha foi feita através de uma redação com o tema: “A presença feminina no esporte e a transformação social”.

Em Alagoas, Ana Clara foi a escolhida. Ela é aluna do 2º ano e escreveu sua redação com base na importância do atletismo para sua formação educacional e pessoal. A banca avaliadora foi formada por professores selecionados pela FAEC e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Ana joga futebol de campo e futsal, e também se dedica às corridas. Para ela, será um momento único e uma oportunidade de viver novas experiências.

“Eu nunca nem viajei de avião, não faço a mínima ideia de como seja. Na verdade não sei o que estou sentindo, não caiu a ficha ainda. Não acredito que vou para a Europa, nunca imaginei que teria uma oportunidade tão grande assim”, comemora.

A FAEC, através da CBDE, disponibilizará os benefícios das passagens, alimentação, hospedagem e transporte para os locais de competição.

Ana conta que os pais ficaram receosos quando souberam da notícia. O presidente da FAEC, Irã Cândido, se reuniu com eles para explicar os detalhes tirar todas as dúvidas. “Eles agora estão me apoiando”, disse a estudante.

“É um momento importante para a história do esporte no Brasil, pois já é possível se observar uma valorização do Desporto Escolar. Especificamente para esse evento, objetivar o empoderamento feminino demonstra que as funções sociais do esporte estão efetivadas”, destacou o presidente.

Sobre o “She Runs – Active Girls Leads”

Entre os dias 12 e 17 de setembro a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), realiza pela primeira vez uma competição exclusivamente voltada para as mulheres. O She Runs é uma corrida internacional única que promove o bem-estar e liderança feminina através do esporte escolar, promovendo a igualdade de gênero ao mesmo tempo que cria e desenvolve uma rede de jovens mulheres líderes no segmento em todo o mundo.

A delegação brasileira será formada apenas por estudantes-atletas mulheres que carimbaram o passaporte através das seletivas realizadas pelas federações escolares em seus estados. Entre os seus pilares estratégicos, a equidade de gênero tem feito a diferença nas competições que a CBDE realiza no Brasil ou participa em todo o mundo.

Com a certeza de que será um inesquecível intercâmbio cultural, o evento contará com a participação de diversos países de todos os continentes que junto do Brasil prometem realizar uma linda festa em Bruxelas.

Por Ascom Ifal

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.