Quase 700 cirurgias são agendadas em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia
Carla Cleto / Ascom Sesau/Fábia Assumpção / Agência Alagoas |
Seiscentos e noventa e três cirurgias foram agendadas em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia na terça-feira (21), no primeiro dia de triagem para a Maratona de Cirurgias, ação que está sendo desenvolvida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para zerar as demandas represadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Os procedimentos cirúrgicos devem ter início a partir do dia 27 deste mês, de acordo com a disponibilidade dos hospitais regionais.
Nos dois municípios, no primeiro dia de triagem, foram realizados 1.453 consultas e atendimentos e realizados 3.800 exames. No total, foram agendadas 357 cirurgias gerais e ginecológicas; 20 ortopédicas; 201 oftalmológicas e 27 urológicas. Para a realização das cirurgias, foram realizados 3.800 exames diversos; 60 de Raio-x; 380 exames de ultrassom; 308 ecocardiogramas e ainda 340 consultas oftalmológicas.
Em Santana do Ipanema, no primeiro dia de triagem para o mutirão, foram feitos 1.050 consultas e atendimentos, sendo agendadas 182 cirurgias gerais; 25 ginecológicas; 27 urológicas; 15 ortopédicas e 137 oftalmológicas. Foram realizados, no total, 1.800 exames pré-operatórios, dentre eles 60 de Raios-X; 150 de ultrassom e ainda 250 consultas oftalmológicas.
Em Delmiro Gouveia, foram realizadas 403 consultas e atendimentos, com agendamento de 250 cirurgias gerais e ginecológicas, três ortopédicas, 54 oftalmológica. Foram realizados ainda dois mil exames diversos, 308 ECG, 230 de Ultrassom e 90 consultas oftalmológicas.
Os pacientes, encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos municípios sertanejos estão sendo triados, até esta quarta-feira (21), no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. A Maratona de Cirurgias é uma ação inspirada no Opera Alagoas, programa também criado pela Sesau e que foi paralisado em 2020, devido ao avanço do novo coronavírus em Alagoas.
Durante a triagem, os usuários estão sendo submetidos a consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia e ortopedia. Além de exames laboratoriais, também estão sendo disponibilizados ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para agilizar o diagnóstico, culminando com o agendamento da cirurgia. A previsão é de realização de 2.491 cirurgias até novembro deste ano.
Por Secom Alagoas
Nenhum comentário