Iteral fará revisão de limites territoriais em Poço das Trincheiras/AL

 

Imagem Assessoria

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) recebeu a visita do prefeito do município de Poço das Trincheiras, José Valmiro Gomes da Costa, e do secretário de governo Rafael Costa, que solicitaram ao diretor-presidente Jaime Silva a identificação e revisão geral de limites territoriais.

Atualmente, o município possui cerca de 14.500 habitantes, e destes, 2.500 residem na cidade. O restante da população distribui-se na zona rural, com sete povoados e quatro comunidades remanescentes de quilombo: Alto do Tamanduá, Jorge, Jacú e Mocó.

O gestor público quer garantir uma maior segurança quanto a aplicação dos recursos públicos na execução de obras, projetos sociais e investimentos na agropecuária, especialmente, destinadas às áreas de quilombo por terem maior concentração de pessoas e a necessidade de políticas públicas.

“Nós realmente estamos preocupados em saber o nosso limite, porque temos investimentos a fazer, e esses investimentos não podem ultrapassar os limites, porque se torna improbidade administrativa. Então para nós se torna um problema, com essa razão a gente vem buscar o serviço do Iteral que é muito importante para fazer a delimitação do nosso município. Isso é fundamental!”, destacou o prefeito Valmiro Costa.

Também citou como exemplo o caso da Comunidade Alto do Tamanduá: “é uma comunidade quilombola que faz limites com Santana do Ipanema, e temos um projeto para calçar uma certa parte dessa comunidade, e a informação que tivemos é que uma parte seria do município de Santana do Ipanema, então, isso pra nós é um problema, por essa razão a gente tá fazendo essa busca do Iteral”, explicou.

Nesta terça-feira (15) a equipe técnica do Órgão de Terras, coordenada pelo técnico de agrimensura Milton Melo, iniciou o trabalho de campo com as visitas para executar as medições e avaliações.

Nos arquivos já existe um relatório produzido no ano de 2010 sobre os limites territoriais envolvendo o município de Maravilha, que dará maior agilidade na organização dos dados. Porém, caso seja necessário, serão convocados todos representantes dos municípios limítrofes para uma reunião e análise mais detalhada e discussão dos relatórios.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.