Em Alagoas; Judiciário pauta mais de 700 ações para a Semana Nacional da Conciliação

Imagem TJ/AL

O Poder Judiciário de Alagoas participa, de 8 a 12 de novembro, de mais uma edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram pautadas mais de 700 audiências, que ocorrerão tanto de forma presencial quanto virtual. 

O objetivo da força-tarefa é dar celeridade aos processos, principalmente os que envolvem direito de família. Além das audiências de conciliação, serão realizadas mediações para evitar que mais demandas cheguem ao Judiciário.

"A mediação trata do conflito em seu nascedouro, resolvendo-o imediatamente antes mesmo de virar processo. Uma vez aberto o processo, as partes podem conciliar e revolver o problema em um prazo muito menor", explicou o desembargador Tutmés Airan, que está à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

As audiências ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 19h, no Centro Judicial de Solução de Conflitos (Cejusc Processual), que funciona no prédio anexo ao Fórum de Maceió, no Barro Duro. De acordo com a servidora Ana Paula Araújo, serão disponibilizadas sete salas para audiências presenciais e três para virtuais, nos dois turnos. Haverá ainda audiências no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas, na Casa de Direitos, no bairro Jacintinho, e nos Cejuscs e unidades judiciárias do interior de Alagoas.

"Será uma oportunidade para as partes, em comum acordo, decidirem qual a melhor forma de pôr fim à ação judicial, sem a necessidade de que uma terceira pessoa, no caso o magistrado, decida por elas", reforçou a servidora, ressaltando que as partes já foram intimadas para participar das audiências.

Por TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.