Alagoas Sem Fake; É falso que suco de inhame com água de coco e maçã cure o coronavírus

É falso que suco de inhame com água de coco e maçã cure o coronavírus
Imagem Agência Alagoas
Circula em grupos de WhatsApp um áudio, gravado por um homem, dizendo que suco de inhame com água de coco e maçã seria a cura para pessoas infectadas com o novo coronavírus. A receita caseira, de acordo com o áudio, estaria sendo administrada para recuperar pacientes com Covid-19 no Mato Grosso. Apesar de os alimentos serem saudáveis, não há qualquer comprovação científica de que possam curar ou prevenir o vírus.

“Estou passando aí para vocês uma cura para o coronavírus. (...) Esse remédio deixa a imunização da pessoa no topo, não pega nenhum tipo de doença, inclusive gripe, essas coisas… Esse vírus da Corona, de certeza, não pega porque lá nesse município [do Mato Grosso] onde tem esse médico, estão fazendo tratamento só com isso aí”, diz trecho do áudio.

De acordo com a nutricionista Joelma Marinho, os alimentos citados nessa receita caseira são ricos em fibras e antioxidantes, por isso ajudam a fortalecer o sistema imunológico, mas não há qualquer comprovação de que sejam capazes de prevenir ou curar a Covid-19.

“Sabemos que o coronavírus é um vírus que como qualquer outro, se aproveita de um sistema imunológico abalado. Então se você faz uso de frutas, verduras, raízes, isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, mas curar não. Temos vários locais de referência no país estudando, mas até agora posso dizer que não há comprovação. É fake news”, disse a especialista.

Para a médica Rosa Rita, que trabalha no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, referência para doenças infectocontagiosas no estado, talvez os pacientes que ingeriram a receita caseira tenham, coincidentemente, apresentado a forma mais leve da doença, o que pode ter dado uma falsa sensação de cura.

“As pessoas que tomaram esse suco e se dizem curadas da Covid, simplesmente estavam dentro daqueles 85% previstos para terem a doença na sua forma mais branda, mais leve, sem nenhuma outra complicação, por isso que se consideraram curadas, mas, com certeza, não foi por conta do suco”, explicou.

A editoria Alagoas Sem Fake já desmentiu outra fórmula caseira de água morna, vinagre e sal que foi compartilhada como eficaz contra o novo coronavírus, o que não procede. Também não há comprovação científica de que alimentos como alho, limão, tangerina, abacate, entre outros, possam curar a Covid-19.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.  Clique aqui para enviar agora.

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.