Moradora de Delmiro Gouveia, Maria Emília vai ser homenageada na 2ª Edição do Troféu Dayse Freire - Mulheres que fazem a diferença

Maria Emília/Imagem arquivo pessoal
Aos 81 anos de idade, a moradora de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, Maria Emília, mais conhecida como “Titia” será uma das homenageadas neste sábado, 14, na 2ª Edição do Troféu Dayse Freire - Mulheres que fazem a diferença.

A homenagem vai acontecer às 19h30min, no Recanto Delmirense e é organizado pelo Conselho Municipal da Mulher - CMDM de Delmiro Gouveia.

Maria Emília nasceu em 26 de abril de 1938, no povoado de Entre Montes, zona rural do município de Piranhas, sertão de Alagoas. Filha de Brígida Fontes  teve três irmãs, sendo uma gêmea, Maria da Conceição Fontes (já falecida), Cícera Maria e Elza Santos (já falecida) esta deixou oito filhos. Todos foram criados com a ajuda de Maria Emília, após seu falecimento. 

No ano de 1958, Maria Emília mudou-se para a cidade de Delmiro  Gouveia. Já com seus 20 anos, começou a trabalhar na casa do casal Brito e  Pereira (na época era chefe da estação Ferroviária de Piranhas)  durante 35 anos.

Em Delmiro Gouveia, ela conheceu o Monsenhor Fernando Soares, na época padre, tornou-se amigo e confidente, vindo a ajudá-lo, cuidando dele até seus últimos dias de vida.

Maria Emília, católica, sempre zelando pela igreja participou ativamente de todas as administrações dos párocos: Padre José Augusto, Padre Neves, Eraldo Cordeiro, Jose Aparecido e atualmente  Padre Adalto Alves, seu amigo mais recente. 

Desde que chegou a cidade de Delmiro Gouveia, sempre participou arduamente em todas as campanhas da festa Padroeira Nossa Senhora do Rosário realizada no mês de outubro. 

Em 2019, serviu a comunidade católica da cidade, com a sua contribuição aos amigos, sendo  responsável por ajudar no Projeto do Sacrário e Presbitério.

Maria Emília, com seus 81 anos de idade, esbanja saúde e contagia a todos, com alegria por onde passa. És comunicativa, sabia, sincera e precisa, sempre disposta a ajudar o próximo. Com uma linguagem simples e muito conhecimento adquirido ao longo de sua vida tornou seu segredo de longevidade, e não deixando abater-se mediante aos obstáculos.

Segundo ela, andar, passear na casa dos amigos é um grande remédio para espantar qualquer tristeza. Sua maior devoção não  sentar, ajoelhar-se e rezar por horas, mas demonstrar sua fé através de suas obras, aos que necessitam, sendo parentes ou não. 

Quando não está nas missas, seu maior hobby popularmente falando como ela mesma diz é " bater perna, pra tristeza não me pegar".

Em sua homenagem, o Pároco, Padre Adalto Alves escreveu uma dedicatória.

A admiração que nutro por ela, é porque ela é uma pessoa que sabe o seu lugar. Sabe entrar e sair em qualquer ambiente sem jamais se comprometer e tampouco comprometer ninguém. Trata-se de uma mulher muito sábia, sensata, porque não dizer. Ela se dá bem com todos, sem fazer distinção de pessoas. Ela sabe ser uma mulher de respeito, porque sabe dá-se ao respeito, e, assim sabe conquistar a todos com o seu jeito cativante de ser. Maria Emília é deveras para todos nós delmirenses um orgulho; uma mulher que se tornou uma lenda viva; ela é uma bandeira, uma bandeira eterna, qual estandarte, içada no meio de nós. 

Ela é possuidora de uma sabedoria da qual poucos são dotados. Que a senhora, Maria Emília viva por muitos anos no meio de nós! Que assim deus nos conceda tão grande graça, para aprendermos desta magistra grandes lições!

À senhora, minhas vênias, meu respeito, minha admiração! Que seus cabelos brancos atraiam cada vez mais os nossos olhares, para sabermos da senhora aprender as grandes lições de quem na estrada da vida muito palmilhou e muito tem a nos ensinar!

     Parabéns, pequena grande mulher!

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Um comentário:

  1. Parabéns Maria Emília, quando ainda pequeno convivi de tempos em tempos, quando ia em Delmiro Gouveia, hoje ao longo de meus 47 anos não tenho mais contato com esse ser tão alegre e descontraído, que Deus te abençõe grandemente, felicidades, grande abraço.

    ResponderExcluir

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.