Menores que cumprem medidas socioeducativas em Maceió expõem artesanato

Imagem TJ/AL
Cerca de trinta jovens que cumprem medidas socioeducativas participam de exposição no Centro de Convenções de Maceió, apresentando produções artesanais feitas dentro das unidades de internação. Iniciada na quinta-feira (12), a exposição ocorre como parte da Expo Cidades e Gestores, evento promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e continua até domingo (15).

O juiz Bruno Acioli Araújo, substituto do Juizado da Infância, destacou a importância da parceria entre Tribunal de Justiça de Alagoas, Secretaria Estadual de Prevenção a Violência (Seprev) e AMA, para a construção de novos caminhos de cada um dos menores. “É mais um passo para a ressocialização deles, para que eles possam, num futuro próximo, estarem de volta à sociedade”, pontuou.

Everton Teixeira, assessor da Seprev, explicou que a arte está presente na rotina dos jovens. “Dentro da medida socioeducativa, além do ensino regular, das atividades esportivas, recreativas e de espiritualidade, eles têm cursos de artesanato, de produção de manufaturados e, pela primeira vez na história da medida, eles estão tendo oportunidade de participar de um evento como esse e expor a sua arte”.

Aos 19 anos, V.M.S.S. contou que planeja levar consigo os aprendizados adquiridos durante o cumprimento da medida. “Eu vim ter contato com o artesanato depois que entrei no socioeducativo, na medida, aí eu vim ter experiência como artesão e nisso fui evoluindo cada vez mais para até mais lá na frente eu poder ter meu próprio emprego”.

Já M.V.V.S, 17 anos, disse estar feliz com a oportunidade de conhecer coisas novas. “Acho importante porque traz mais conhecimento pra gente, pra gente aprender e ver as outras culturas que, mesmo a gente estando lá fora, muitas vezes a gente não sabia das culturas que tinha no nosso estado. Aqui a gente aprende e pode levar pra vários lugares”, explicou.

Por Ascom TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.