Antigas Estações Ferroviárias em Delmiro Gouveia completam 137 anos desde sua inauguração
Imagem Adalberto Gomes |
O município de Delmiro Gouveia, situado no sertão de Alagoas, fez parte da linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho. Foi sempre deficitária, passando por uma região muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando próximo à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome.
Em 1901, foi arrendada à Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação física com as outras ferrovias da região. Em 1943, chegou-se a anunciar seu fechamento, o que acabou não ocorrendo. Somente em 1964 a desativação foi feita efetivamente, sob protestos da população da região.
Em Delmiro Gouveia, a linha ferroviária teve três estações em atividade, a Estação do Talhado, a Estação da Pedra e a Estação do Sinimbu, e este ano as antigas estações, estão completando 137 anos desde sua inauguração, sendo um marco histórico e cultural para o município.
A Estação do Talhado, localizada no Assentamento Maria Bonita, zona rural de Delmiro Gouveia, foi inaugurada em 10 de julho de 1882, hoje a estação estar em ruínas, existem no local dois prédios, um em ruínas e o outro habitado por uma família.
Subestação do Talhado/ Imagem Adalberto Gomes |
Na gestão do ex-prefeito Lula Cabeleira, foi realizado um projeto para a revitalização da Estação do Talhado, transformando-a em um Museu da Caatinga. De acordo com informações da ex-secretária de Cultura, Suely Maria Martins de Almeida, na época o projeto foi encaminhado para a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas, mas até o momento não houve prosseguimento no projeto.
A Estação da Pedra, localizada no centro de Delmiro Gouveia, foi inaugurada em 10 de julho de 1882, recebeu este nome por causa da grande quantidade de pedras que existiam no local. Em 1903, chegava na região do Povoado de Pedra, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que com seu empreendedorismo construiu a Fábrica Companhia Agro Fabril Mercantil e toda uma infraestrutura, inclusive uma usina de eletricidade, a Angiquinho para poder movimentá-la. Em 1917, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi assassinado e em sua homenagem o Distrito da Pedra recebeu seu nome.
Estação da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes |
A ferrovia passou a ser chamada popularmente de Trem de Delmiro. A própria estação recebeu, no final de 1943, o nome Delmiro.
Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada e abandonada. A Estação foi restaurada, passou a abrigar em 1989, o Museu Regional de Delmiro Gouveia, que mostra um acervo histórico e cultural, artefatos, documentos, objetos e fotos da ferrovia como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, da antiga fábrica de linhas, do Cine Pedra, da Usina de Angiquinho e de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.
Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada e abandonada. A Estação foi restaurada, passou a abrigar em 1989, o Museu Regional de Delmiro Gouveia, que mostra um acervo histórico e cultural, artefatos, documentos, objetos e fotos da ferrovia como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, da antiga fábrica de linhas, do Cine Pedra, da Usina de Angiquinho e de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.
Com o fechamento definitivo da Fábrica da Pedra, que ocorreu em 31 de janeiro de 2017, o prédio da Estação estar sem água e energia, precisando urgentemente de uma revitalização. A Estação pertence ao Grupo Carlos Lyra e atualmente estar sendo administrada pela Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia.
A Estação de Sinimbu, localizada no Distrito de Sinimbu, zona rural de Delmiro Gouveia, foi inaugurada em 02 de agosto de 1882. Sinimbu era a última Estação da ferrovia em território alagoano. Atualmente se encontra em péssimo estado, e o prédio está sendo ocupado por famílias do Distrito.
Estação de Sinimbu/Adalberto Gomes |
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