Policiais Militares do 7º BPM e 9º BPM de Alagoas concluem Estágio de Adaptação à Caatinga em Petrolina/PE

Imagem Ascom PM/AL
“Só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar”. A frase é um fragmento da Oração do Guerreiro de Caatinga e traduz parte do sentimento que os militares vivenciam no exercício de sua missão no ambiente árido do Sertão. Com a perseverança e a força descritas na prece, dez novos combatentes alagoanos acabam de concluir o Estágio de Adaptação à Caatinga.

A Polícia Militar de Alagoas enviou os militares voluntários ao município pernambucano de Petrolina onde concluíram com êxito o curso ofertado pelo Exército Brasileiro por meio do Centro de Instrução de Operações na Caatinga (CIOpC), fração orgânica do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz). A solenidade de formatura aconteceu na manhã deste sábado (18).

O estágio teve início no último dia oito com o objetivo de aprimorar o conhecimento da doutrina e o desempenho profissional dos militares no emprego de técnicas de sobrevivência no ambiente operacional de caatinga. Sob as condições extremas do calor e aridez, onde o bom preparo físico é imprescindível, os participantes tiveram contato com disciplinas teóricas e práticas como deslocamento e vida na caatinga, incluindo conhecimento vasto do ambiente e suas características com vistas à sobrevivência. Profilaxia e primeiros socorros também estavam no quadro de disciplinas.

O 9º BPM, com sede em Delmiro Gouveia foi representado por integrantes da Copes/Caatinga tenente Ramon da Silva Ribeiro, o sargento Francisco Derival Alves Araújo, os cabos Eliandro Galindo de Sá e Anderson Flávio de Moura Moraes, além dos soldados Juliano Lima Nascimento, Lázaro Felipe da Silva, Lucas Cruz de Andrade e Victor Hugo Santana Araújo. Os soldados Diogo Silva Dionízio Bezerra e Tiago Rafael Magalhães Araújo representaram o 7º BPM, sediado em Santana do Ipanema.

“Com perseverança e destemida capacidade, todos lograram êxito nas mais diversas situações a que foram submetidos durante os dias que duraram o estágio. Parabenizamos a todos que se lançaram neste grande desafio, sendo todos merecedores desta conquista”, disse o tenente-coronel Anaximandro de Sá, comandante do 9º BPM, em nome das unidades alagoanas. 

Por Ascom PM/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.