Carta aberta à população sertaneja de Alagoas: Movimento pela Valorização da Memória Sertaneja-MOVA-SE

Imagem divulgação
O movimento pela Valorização da Memória Sertaneja-MOVA-SE, vem por meio desta apresentar-se à sociedade delmirense.

O MOVA-SE é um movimento formado por moradores das cidades sertanejas, tem caráter apartidário e não governamental, e tem como objetivos a valorização e preservação do nosso patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e ambiental como forma de salvaguardar nossa memória e identidade.

A criação deste Movimento surgiu da necessidade de discutir abertamente a preservação dos monumentos ainda existentes em Delmiro Gouveia e na região sertaneja a partir das mudanças operadas na estrutura física da Fábrica da Pedra e no rebaixamento do Paredão do Açude Pequeno, importantes elementos da História e identidade do povo sertanejo.

Reconhecemos a importância de investimentos que tragam desenvolvimento econômico, gerem empregos e beneficiem toda a região. No entanto, frente à quebra do paredão do açude, questões afetivas, históricas e ambientais precisam ser discutidas cuidadosamente e abertamente com a sociedade de forma a prevenir impactos e danos irreversíveis à nossa História e ao nosso meio ambiente.

Durante décadas foram despejados rejeitos químicos provenientes da produção fabril naquele açude que, também é destino do esgoto sanitário de grande parte da cidade de Delmiro Gouveia. A quebra do paredão, ainda que parcial, ameaça lançar esses dejetos para a calha do Baixo São Francisco, o que seria extremamente danoso ao Velho Chico e à saúde dos moradores das cidades ribeirinhas.

Dessa forma, o movimento lança à sociedade sertaneja e ao grupo empresarial envolvido, um convite para discutir as questões expostas e avaliar seus impactos e benefícios decorrentes desta ação.

Por Assessoria MOVA-SE MOVIMENTO PELA VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA SERTANEJA

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.