Professor Edvaldo lamenta morte do educador Élcio Verçosa

Professor Edvaldo/Imagem assessoria
O falecimento do educador Élcio Verçosa, ocorrido no dia 11 de maio, causou grande tristeza no meio acadêmico de Alagoas. O profissional, que trilhou uma grande jornada na Educação, teve uma vida dedicada a democracia e justiça social. A morte foi lamentada pelo professor Edvaldo Nascimento, que teve a sua pesquisa de mestrado orientada por Verçosa.

"Professor Élcio Verçosa destacou-se principalmente pela capacidade de aliar pesquisa com compromisso social. Era um defensor da democracia e da justiça social. A sua generosidade como ser humano, dedicação como pesquisador, e o compromisso com a educação pública são grandes legados que ele deixa para todos nós. Alagoas perdeu um grande ser humano", fala Edvaldo. Nascimento foi orientando do Elcio no período de 2010 e 2012 no mestrado em educação pela Universidade Federal de Alagoas e desenvolveram outros projetos de pesquisa juntos.

Élcio de Gusmão Verçosa era alagoano de Porto Calvo e residia em Maceió. Foi um dos articuladores da reorganização do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (SINTEAL), Presidiu o Conselho Estadual de Educação por dois mandatos. Mestre em Política e Planejamento Educacional pela UFPE e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), era professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas. Foi agraciado pr esta instituição com o título de Professor EMÉRITO. Nesta instituição foi diretor do Centro de Educação e Membro do Conselho Editorial da EDUFAL. Do Conselho Estadual de Educação recebeu a comenda do Mérito Educativo por sua contribuição e luta em defesa da educação pública em Alagoas. Da Câmara de Vereadores de Maceió recebeu a comenda Jarede Viana e da Assembléia Legislativa a comenda Padre Teófanes Augusto de Barros.
Educador Élcio Verçosa
Professor Élcio Verçosa teve ainda importante passagem pela UNEAL e SEUNE. Sendo reconhecidamente um dos principais nomes da educação em nosso Estado foi um comprometido pesquisador da História da Educação em Alagoas. Resultado de várias décadas dedicadas a pesquisa publicou inúmeros livros e organizou a publicação de outros. Educação Superior & Políticas Públicas: A implantação da nova LDB em debate; A Próposito dos textos didáticos na prática escolar; Cultura e educação nas Alagoas: História, História são algumas de suas obras. Orientou dezenas de teses e dissertações, colecionando e influenciando na formação de muitos professores e pesquisadores no Estado de Alagoas.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.