Em Senador Rui Palmeira, festa de 36 anos de Emancipação Política acontece neste sábado, 12

Imagem divulgação
Neste sábado, 12 de maio, o município de Senador Rui Palmeiras, sertão de Alagoas, estará comemorando seus 36 anos de Emancipação Política, com as apresentações das bandas, Garota Sertaneja, Forrozão das Antigas, Saia Rodada e o cantor Wagner Lima em praça pública a partir das 21h,

No domingo, 13, dia da Emancipação Política, acontecerá a partir das 11h da manhã, hasteamento dos pavilhões e às 19h, culto em Ação de Graças.

Confira a programação




Conheça a história do município

Senador Rui Palmeira tem uma população  de 14.036 habitantes, segundo  estimativa de dados de 2017,  realizado pelo IBGE.  

A história de município de Senador Rui Palmeira começou por volta de 1930, pelo comerciante  Antonio Afonso, vindo de Palmeira dos Índios, instalou uma fábrica de corda na região hoje ocupada pela sede do município de Senador Rui Palmeira. Ele utilizava como matéria-prima o caroá, planta de pouca folhagem que era encontrada com facilidade nos arredores. Em torno dessa atividade cresceu um reduzido povoado.

O início das atividades comerciais apresentando características de feira foi no dia 30 de outubro de 1943, comemorado com a realização da primeira missa. Em 1945, José Rodrigues Fontes montou um alambique para a produção de cachaça, tornando a localidade conhecida como "Usina". Entretanto, o topônimo "Riacho Grande" acabou prevalecendo para o povoado, em razão do rio que corta o lugar obter, no inverno, razoável largura. E foi com esse nome de Riacho Grande, adotado definitivamente pelo missionário e ratificado pela população, que o povoado se desenvolveu chegando ao ponto de tornar sua emancipação um fator natural. 

Senador Rui Palmeira, pertencia ao município de Santana do Ipanema e no  dia 13 de maio de 1982, teve sua  emancipação política  por meio de um decreto chamado de plebiscito. Assim foi consolidada a emancipação do município, desvinculando-se do município de Santana do Ipanema, passando a ter a sua jurisdição própria, ou seja, constando no mapa de Alagoas como Senador Rui Palmeira.

O nome Senador Rui Palmeira, homenagem feita pelo então governador Guilherme Palmeira ao seu pai. Rui Soares Palmeira  recebendo como gentílico: rui-palmeirense. Senador Rui Palmeira foi elevado à categoria de município e distrito pela lei estadual de nº 4346 de 13/05/1982, simultaneamente, ao processo de Emancipação Política, deu-se a primeira eleição municipal, sendo eleito como primeiro administrador político municipal, José Vieira de Souza.

Por  Redação Blog Adalberto Gomes Noticias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.