Em Delmiro Gouveia, lideranças de diversos setores participam de audiência pública sobre privatização da Chesf e as consequências para o Rio São Francisco

Imagem assessoria
A preocupação com uma possível privatização da Eletrobrás e, consequentemente, da Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco (Chesf) fez centenas de pessoas estarem presentes durante a audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (29), em Delmiro Gouveia.

A reunião, promovida pela Câmara de Vereadores de Delmiro, em parceria com as câmaras de Piranhas e Pariconha, reuniu lideranças políticas de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia, sindicalistas, entidades de classe e população, que debateram sobre a possível venda da empresa e as consequências para o Rio São Francisco.

A mesa teve como anfitriões os presidentes das câmaras de Delmiro e Pariconha, Ezequiel de Carvalho Costa (PSB) e José Hilton (PSB), respectivamente, e os vereadores Cacau Correia (PTdoB), de Delmiro Gouveia, e Cacau Pereira (PSDB), de Piranhas. Ao iniciar a audiência, o presidente Kel falou da sua importância. “É uma honra para nós que fazemos a Casa Legislativa de Delmiro realizar uma Audiência Pública com um tema como este. A Chesf é uma empresa do setor elétrico que cravou sua história no nordeste do país, emprega milhares de pessoas e é um marco na nossa região. A sua privatização seria um triste capítulo, acarretando grandes prejuízos entre o maior deles, a falta de cuidado com as águas do nosso rio São Francisco”, frisou. 

Propositor do requerimento para a realização da audiência, o vereador Cacau Correia, que também é chesfiano, falou que a reunião é uma ferramenta de conscientização. “O que pretendemos através dessa audiência é fazer com que a população se conscientize sobre essa medida do governo federal, que trará grandes perdas não só para os nordestinos, mas para todos, em diversos aspectos, especialmente para o Rio São Francisco”.

O Deputado estadual por Pernambuco, Lucas Ramos (PSD), presidente da frente parlamentar em defesa da Chesf também esteve presente. “A Chesf impulsiona o desenvolvimento econômico do Nordeste e deve receber melhor tratamento, valorizar seus servidores e ser fortalecida para ampliar sua presença na região”, falou Lucas. O deputado Inácio Loyola (PSB/ AL) frisou ser contra a privatização. “Estou muito preocupado com essa decisão do Governo Federal. A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico que nós temos na America Latina. Com uma tecnologia de ponta, sendo um setor extremamente estratégico para o desenvolvimento do Brasil”, destacou Loiola.

Foram convidados para expor sobre o tema o diretor do Instituto Ilumina Nordeste e ex-chesfiano, João Paulo Aguiar; o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Maciel Oliveira; o ex-diretor de engenharia da Chesf José Ailton de Lima, e o diretor do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Tomas Cândido. 
Os palestrantes ressaltaram a importância da Chesf como empresa geradora de emprego e renda, como parte importante na preservação do Velho Chico e geradora de energia. “A Chesf tem tido uma preocupação com a natureza do Velho Chico e do seu povo desde a sua criação”, falou João Paulo. Maciel abordou as condições do Rio São Francisco e da necessidade da sua preservação e considerou a realização da audiência uma atitude louvável. José Ailton expôs sobre as consequências da privatização e falou sobre a história de desenvolvimento da empresa. 

Ao finalizar as explanações, o representante do Comitê Nacional em Defesa do Bioma Caatinga, Eliseu Gomes, sugeriu que fosse realizado um grande ato que possa repercutir nacionalmente, reunindo as lideranças dos estados de Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco, o que ficou de ser realizado brevemente. Uma carta assinada pelas lideranças foi elaborada durante a reunião e será entregue aos deputados e senadores, para que sirva de subsídio para estancar o projeto de privatização. 

Ainda compuseram a mesa o presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas Nestor Powell; o presidente da Federação Regional dos Urbanitários Raimundo Lucena; a diretora da Confederação Nacional dos Urbanitários Amélia Fernandes; o prefeito de Delmiro Eraldo Cordeiro (PSD) , o vice Gabriel Varjão (PSDC) e o diretor do Hospital Antenor Serpa, Ygo Costa, representando o Deputado Ronaldo Medeiros. 

Também presentes ao evento os vereadores por Delmiro Fabíola Marques (PSL), Júnior Lisboa (PMDB), Enoque Batista (PHS), Daniel Marques (PSD) e Raimundo Valter (PPS); a presidente da Câmara de Água Branca Tereza Costa (PRB); o presidente da Câmara de Paulo Afonso (BA) Marcondes Francisco (PSD); o presidente da Câmara de Jatobá (PE) Cleomar dos Santos (PV); o vice-prefeito de Olho D´Água do Casado, Marcos Vieira; secretário de meio ambiente da prefeitura de Delmiro Haroldo Ozéas; secretário de Governo Luciano Aguiar; vereadores de Pariconha, Piranhas, Jatobá, Olho D´Água do Casado; representantes do Sinergia Bahia; Sindicato do Urbanitários de Pernambuco; Adefideg; Sinteal, Sindicato Rural de Delmiro, Pariconha, Água Branca, Fetag, funcionários da Eletrobrás Delmiro, e Chesf Paulo Afonso, Canindé do São Francisco, Piranhas e Recife.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.