Header Ads

Conselho Tutelar de Olho D'Água do Casado realiza blitz de conscientização pelo dia de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Imagem google
 
O Conselho Tutelar do município de Olho D'Água do Casado estará realizando nesta quinta-feira (18), um ato de mobilização com Blitz na Praça Noé Leite, no centro,  a partir das 8h da manhã, essa atividade faz parte do  dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual Contra Crianças e Adolescentes que é realizado no dia 18 de maio.

Esse ano, o conselho tutelar, em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e da Mulher, Serviço de Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram nos dias 15, 16 e 17 diversas palestras com assistentes sociais, psicólogos e membros do conselho tutelar nas escolas do município,  com o objetivo de  sensibilizar crianças e  adolescentes sobre a  violência sexual.

Para a presidente do conselho tutelar, Maria Cícera Correia, essas atividades são realizadas para conscientizar a sociedade, os pais, crianças, jovens e adolescentes, e  através de um trabalho preventivo receber denúncias  de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em 2016, em todo o Brasil, a violência sexual foi a quarta violação contra crianças e adolescentes mais denunciada no Disque 100. Ao longo do ano passado, o Disque 100 recebeu 144.580 denúncias relacionadas a algum tipo de violação de direitos contra crianças e adolescentes, destas 15.707 estavam relacionadas à violência sexual, o que representa uma média de 43 casos por dia.

Como realizar denúncias contra violência sexual de  crianças e adolescentes.

Disque 100

O serviço funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido. As demandas recebidas pelo Disque 100 são encaminhadas, no prazo máximo de 24 horas, aos órgãos competentes. O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, essencial ao Sistema de Garantia de Direitos, responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Quando há suspeita de violência sexual é importante acionar o Conselho Tutelar. Denunciar é o primeiro passo para romper o silêncio contra esse crime.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.