Cabo da PM/AL socorre mulher e criança após trabalho de parto dentro de veículo em Maceió

Aliviados e agradecidos, João Marcos Santos e sua esposa, Patrícia de Souza, enalteceram o feito heróico do militar
Aliviados e agradecidos, João Marcos Santos e sua esposa, Patrícia de Souza, enalteceram o feito heróico do militar Maxwell Oliveira
Uma situação de emergência acabou se transformando em um momento de alegria graças à iniciativa do cabo José Carlos da Rocha Ferreira, lotado na Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Alagoas (PM5), no início da manhã de sexta-feira (26), ao ajudar uma mulher em trabalho de parto na Avenida Durval de Góes Monteiro, bairro do Tabuleiro, parte alta de Maceió.

O militar se deslocava para mais uma manhã de trabalho quando foi abordado por um homem solicitando ajuda para seu filho, que, de imediato e achando que ele seria vítima de um assalto, atendeu ao pedido, porém foi surpreendido ao saber que o socorro era para sua esposa que estava em trabalho de parto.

Ao abrir a porta do carro do solicitante, eles perceberam que a criança já havia nascido e, no banco, já estava ficando roxa. O pai desesperado procurava algo para cortar o cordão umbilical, e a jovem mãe achava que iria morrer tanto ela, quanto o bebê.

O militar prontamente usou de sua experiência e tentou acalmar a situação e os envolvidos. Em seguida realizou os primeiros socorros pegando uma toalha e envolvendo a nova vida por conta do frio que sentia, depois fez a transferência deles para a viatura e os conduziram para a Maternidade Santa Mônica, onde mãe e filho receberam os devidos cuidados.

Rocha conta que a situação foi uma experiência agitada e inesquecível. “Minha maior preocupação era com a criança, que já estava ficando roxa e, quieta, não apresentava sinais, pois não chorava, além de ter que controlar o nervosismo dos envolvidos, não deixando que esse sentimento tomasse conta da situação. Estou muito gratificado e emocionado por ter salvo esta vida”, conta.

A enfermeira Luciana Amorim ressalta a importância dos cuidados iniciais em uma situação envolvendo um parto de emergência. “A primeira coisa que uma pessoa que presencie ou vivencie uma situação dessas deve fazer é manter a calma dos envolvidos, recepcionar e aquecer a criança, e não se deve cortar o cordão umbilical com qualquer instrumento e sim com materiais específicos para não ter risco tanto para a mãe como para o bebê”, disse.

Aliviados e agradecidos, João Marcos Santos e sua esposa, Patrícia de Souza, enalteceram o feito heróico do militar em prestar auxílio a um desconhecido, pois se não fosse o compromisso em bem servir a sociedade, talvez o seu filho Marcos William não tivesse resistido.

“Jamais imaginei que naquele trânsito, chovendo, tudo parado, minha esposa tendo contrações, eu pudesse conseguir ajuda. Então quando vi a viatura policial, não pensei duas vezes, pois sabia que com aquele veículo chegaríamos a tempo de socorrer minha esposa e meu filho. Realmente o cabo Rocha foi um anjo enviado por Deus para nos socorrer naquele momento desesperador. Ele foi firme, seguro, e nos passou segurança a todo o momento. Estou grato e aliviado”, agredeceu Marcos.

Orientações

A Polícia Militar orienta à população sobre alguns dos primeiros socorros que devem ser adotados em uma situação envolvendo parto de emergência:

- Chamar o socorro imediatamente;
- Afastar os curiosos e transmitir calma à grávida;
- Deitar a gestante em um lugar limpo, eleve os joelhos dela e afastar as duas pernas;
- Não puxar a cabeça do bebê. Sustentá-la à medida que ela for saindo. Deixar que o bebê e o cordão umbilical saiam naturalmente;
- Assim que o bebê sair limpar o muco do nariz e da boca dele;
- Verificar se ele está respirando. Caso contrário, segurar com cuidado pelas pernas e colocá-lo de cabeça para baixo, dando palmadas leves nas costas dele;
- Se não der resultado, soprar delicadamente na boca da criança, observado o movimento do tórax;
- Não é necessário cortar o cordão umbilical;
- Deixar o bebê em contato com a mãe até a emergência chegar e protejê-los.

 Por Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.