Header Ads


Água Branca recebe ações de saúde durante o Dia D do Governo Presente

Estande da Sesau funcionou na Escola Maria José Gomes, no povoado Lagoa das Pedras 

População teve acesso a serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corpórea
População teve acesso a serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice de Massa Corpórea Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou de mais uma edição do Dia D Governo Presente, levando diversas ações de promoção da saúde para o povoado Lagoa das Pedras, na cidade sertaneja de Água Branca. A iniciativa foi promovida nesta terça-feira (13), em parceria com a Secretaria de Saúde do município.

A comunidade foi alertada sobre os riscos da obesidade, que já é considerado um problema de saúde pública. Durante a ação, técnicos da Sesau evidenciaram que, para mudar esse cenário, é necessário acabar com o sedentarismo e evitar a má alimentação.


Os sertanejos também foram orientados, por meio de uma exposição do desenvolvimento do Aedes aegypti, sobre como evitar a proliferação do mosquito, que é vetor da dengue, chikugunya e do zika vírus. Com esta iniciativa, a Sesau pretende contribuir para frear o aumento do número de casos destas doenças.

Beneficiados – Entre os beneficiados pelo Governo Presente, a dona de casa Maria da Conceição, 77 anos, moradora da comunidade quilombola Serra das Viúvas, teve a oportunidade de aferir a pressão, que deu 15 por 10. Ela também verificou a taxa de glicemia e o Índice de Massa Corpórea (IMC), que ao calcular marcou 15,5 quando o aceitável é 18,5.

"Minha pressão arterial deu elevada e o meu peso está baixo. Por isso me orientaram a procurar o posto de saúde e depois um especialista. Com a ajuda dele pretendo regularizar o peso, com uma alimentação melhor, além de estabilizar a pressão", relatou a quilombola.

Já a moradora do povoado Lagoa das Pedras, Cidália Rodrigues, 32 anos, participou de outra ação disponibilizada durante o evento, com a realização do teste rápido para HIV e Sífilis. "Fiz o teste e, graças a Deus, o resultado foi negativo, e ainda aprendi mais sobre como posso me prevenir contra essas doenças sexualmente transmissíveis", salientou.

Necessidades da População - Para Elisabeth Toledo, assistente social e responsável técnica da Sesau, essas iniciativas do Governo são de extrema importância "por levarem até as comunidades mais afastadas as ações que realmente contemplem as reais necessidades da população".

A Sesau ainda ofertou oito tipos de vacinas, com o propósito de prevenir as doenças imunopreveníveis. Entre as mais procuradas, destaque para a que combate o vírus do HPV, que previne o câncer de colo do útero e destina-se a meninas entre 9 e 13 anos de idade.

Os cidadãos sertanejos ainda vão poder conferir as ações da Sesau nesta quarta (14) na aldeia indígena Geripancó, em Pariconha. Na quinta (15), os serviços serão disponibilizados no centro da cidade de Ouro Branco, também no Sertão.

   Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.