Água Branca comemora 141 anos de emancipação política neste domingo (24), confira a história da cidade e as atrações festivas


Imagem reprodução facebook/ atrações da festa de emancipação política

 A Cidade de  Água Branca/AL, no sertão alagoano, comemora  141 anos de emancipação política neste domingo ( 24), de abril.

Shows serão realizados na praça da Matriz a partir das 22h, as atrações são: Samyra Show e Forrozão dos Manos



 Conheça a história da cidade:

Até o século XVII o território de Água Branca fazia parte das sesmarias de Paulo Afonso (BA), uma das cidades mais antigas do Estado. Denominada Mata Pequena, Matinha de Água Branca, até se tornar o município de Água Branca.

Água Branca / Imagem Google
 A partir de 1769 o povoado começou a se formar na região com a família Vieira Sandes, o capitão Faustino Sandes arrematou algumas terras, atraído pelas serras, pela fertilidade do solo propício à cana-de-açúcar e pelas boas pastagens, formando o primeiro núcleo de povoamento e tornando-se o tronco dessa família em toda a região.

Água Branca / Imagem Google

A capela de Nossa Senhora do Rosário foi à primeira construída no povoado. Posteriormente, o Barão de Água Branca ergueu a matriz de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou à padroeira do município.

Em 1864 foi criada a freguesia, e em 1919, Vila de Água Branca, por meio de lei, a vila foi elevada à condição de cidade.

Significado do Nome:   O nome surgiu de uma serra da região, rica em fontes de águas muito limpas. 

Características:

Quem é adepto da natureza não pode deixar de conhecer a cidade dos antigos engenhos de acúcar, da serra fria no inverno durante todo o dia e nas noites de verão, das histórias do cangaço e dos domínios de cornéis, dos artesanatos em cipó, cerâmica e outros. Venha à Agua Branca encanta à primeira vista.
 
Engenho de rapadura - imagem; Ruy Feitosa Falcão

Atrativos Históricos

Igreja Matriz de Água Branca/ Imagem Google
Água Branca tem na arquitetura antiga um de seus maiores atrativos, apreciada na Igreja Matriz, na Igrejinha do Rosário, no Centro Histórico da Praça da Matriz, na Casa do Barão de Água Branca e no calçamento da Praça Fernandes Lima.

Casa do Barão de Água Branca/ Imagem Google
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.