Delmiro Gouveia é contemplado para implantação de residências do Mais Médicos

                        Pacientes terão o acompanhamento médico, e o profissional de saúde, a formação 

 O programa visa a ampliação da oferta na graduação e residência médica, a partir da formação pelo Sistema Único de Saúde (Fotos: Ascom Sesau e Olival Santos)

A Comissão Estadual de Residência em Saúde do Estado de Alagoas (Cerseal) realizou, nesta segunda-feira (9), o Seminário sobre o Processo de Implantação de Residências do Programa Mais Médicos. O seminário aconteceu na Escola Técnica de Saúde do Estado de Alagoas (Etsal), no Centro, e reuniu a secretária executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues, membros do comitê e representantes das 23 secretarias municipais de Saúde de Alagoas que vão participar do processo.

Conforme esclareceu a secretária executiva de Ações de Saúde, a população só tem a ganhar com a iniciativa. “É pensando e planejando um trabalho junto à comunidade que a população vai ter garantida a melhoria da sua saúde e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, destacou Rosimeire Rodrigues.

Já a coordenadora do Cerseal, Almira Alves, informou ainda que, atualmente, o projeto está sendo avaliado pelo Ministério da Saúde e da Educação e, quando aprovado, a previsão de início da residência é para o começo de 2016. Com a implantação da residência, o paciente vai ter o acompanhamento médico, e este profissional de saúde, a formação.


O representante do Ministério da Saúde, Neymar Oliveira, explicou que as residências fazem parte de um dos eixos do Mais Médicos. O programa visa a ampliação da oferta na graduação e residência médica, a partir da formação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A meta do Ministério da Saúde é que, até 2026, o número de médicos passe de 347 mil para 600 mil em todo o País”, declarou Neymar Oliveira. Segundo ele, o foco é a interiorização da formação. Para isso, serão ofertadas 11,5 mil novas vagas para graduação e 12,4 mil em residência para formação de especialistas.

Para as instituições de ensino, a iniciativa irá possibilitar uma maior oferta de campo de prática, com mais qualidade para os graduandos e também o aumento da quantidade de profissionais com qualificação para o ensino na graduação.

Em relação aos preceptores, a formação visa atender a necessidade de expandir o número de vagas dos programas de residência. Dessa forma, responde às demandas do SUS e, consequentemente, de ampliar o número de preceptores na modalidade de residência médica.

Municípios

Os municípios alagoanos selecionados são: Maceió, Porto Calvo, União dos Palmares, Capela, São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Marechal Deodoro, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Rio Largo, Messias, Satuba, Feira Grande, Água Branca, Dois Riachos, Jacaré dos Homens e Cajueiro.

    Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.