Governo anuncia reforma do Hospital de Delmiro Gouveia

 Anúncio ocorreu na última sexta-feira (11), durante Oficina de Pactuação da Regionazalização dos Serviços de Saúde

A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, anunciou, na  última sexta-feira (11), a reforma do Hospital Antenor Serpa, situado em Delmiro Gouveia, além da construção de um Centro de Especialidades e Diagnóstico. A boa notícia, que vai beneficiar os moradores de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas, foi divulgada durante a Oficina de Pactuação da Regionalização dos Serviços de Saúde da X Região.

Segundo informou a gestora da saúde estadual, com a reforma do Hospital de Delmiro Gouveia, o número de leitos passará para 118 e a unidade será referência para atender 151.869 pessoas. Já o Centro de Especialidades e Diagnósticos, irá possibilitar que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a consultas especialidades e exames de diagnóstico.  

Ainda durante a oficina, também foram pactuados serviços voltados para melhoria da Média e Alta Complexidade e da Atenção Básica. Isso porque, segundo Rozangela Wyszomirska, “a saúde na X Região possui carências na Atenção Primária, como podem ser comprovadas nas internações devido à gastroenterite e diabetes, que podem ser controladas por meio do PSF [Programa Saúde da Família]”, salientou.

Conclusão do Processo de Pactuação – A titular da pasta da saúde estadual informou que a conclusão da pactuação do Projeto de Regionalização dos Serviços de Saúde deve ocorrer ainda este mês. A aposta de Rozangela Wyszomirska se deve ao fato de sete das dez regiões de saúde já terem pactuado os serviços que serão incluídos no projeto de regionalização estadual.

Isso porque, além da X Região, os gestores municipais das II, III, IV, V, VIII e IX Regiões de Saúde já formalizaram acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), faltando apenas a I, VI e VIII. 

“O balanço é positivo e temos a expectativa de concluirmos o processo de pactuação ainda este mês. Para isso realizamos oficinas de planejamento, ouvimos as demandas dos municípios e, neste momento, estamos retornando para, em parceria com os gestores municipais, acordarmos qual o perfil dos serviços que serão disponibilizados em cada uma das dez regiões de saúde”, salientou Wyszomirska.

Atendimento Regionalizado – A secretária de Saúde de Delmiro Gouveia, Geonice Peixoto, disse que a regionalização da saúde é importante para os municípios da décima região, uma vez que usuários do SUS poderão dispor dos serviços de saúde no local onde residem, sem a necessidade de se deslocarem para outras regiões e até mesmo em Maceió.

“Este é um passo fundamental para a assistência ser mais ágil e eficiente”, enfatizou Geonice Peixoto.

No próximo dia 30 de setembro, quando todas as regiões deverão ter pactuado os serviços de Saúde, uma equipe do Ministério da Saúde estará em Maceió, conhecendo a conclusão da primeira etapa do projeto de regionalização.

A secretária afirmou que, o Ministério da Saúde tem dado apoio a condução do projeto e virá conhecer como ficou a distribuição dos serviços. No dia 1º de outubro, a equipe irá realizar uma oficina com técnicos da Sesau e gestores municipais.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com informações da Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.