Qualidade da água será monitorada em bacias hidrográficas de Alagoas

Serão monitorados 22 pontos em diferentes bacias do estado. Atividades fazem parte de Programa Nacional de Avaliação das Águas.


Alagoas está prestes a iniciar o monitoramento da qualidade da água em bacias hidrográficas do estado. As atividades, que serão realizadas em 22 pontos, fazem parte do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que busca ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil.
Um acordo de cooperação firmado entre a ANA, o Estado de Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dará início ao monitoramento.
A participação no programa é eletiva e rende aos estados participantes que cumprirem as metas uma premiação em dinheiro. A certificação das metas será realizada duas vezes por ano para as de monitoramento, e uma vez ao ano para as metas estruturantes. O prêmio é atribuído de acordo com a quantidade de pontos que forem atingidos.
O acordo termina sendo uma forma de incentivar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental em rios e reservatórios, contribuindo assim com a gestão sustentável dos recursos hídricos.
“Nós já recebemos a cópia assinada do acordo, agora a ANA está concluindo a identificação das bacias e a montagem do cronograma. Depois disso, deveremos planejar o trabalho dentro da nossa programação, mas é certo que comecemos ainda esse ano”, diz o diretor do laboratório de estudos ambientais do IMA, Manuel Messias.
A execução ficará sob a responsabilidade do IMA, com apoio e acompanhamento do Estado e da Semarh, com assistência técnica e metodológica da ANA, que já realizou a aquisição e instalação de novos equipamentos no laboratório de estudos ambientais. O acompanhamento será feito através de relatórios trimestrais.


Fonte: G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.