PGJ Márcio Roberto é o mais novo cidadão honorário de Olivença/AL

Foto Assessoria 

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, nesta quarta-feira (10), o título de cidadão honorário de Olivença. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores daquele município e a sugestão da homenagem ao chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foi proposta pelo vereador Genival Dionísio Barbosa Neto.

Ao receber a honraria, Márcio Roberto falou que o seu sentimento é de gratidão neste dia de hoje: “Ser agraciado com tamanha honraria em razão do trabalho que desenvolvemos como procurador-geral de Justiça é motivo de muito orgulho para nós. É desafiador conduzir as diretrizes de atuação da nossa instituição, e executamos essa missão com toda a responsabilidade que ela requer. Por isso, ficamos felizes e gratos pelo reconhecimento. Como mais novo cidadão honorário oliventino, assumimos o compromisso de ainda melhor servir ao povo tão querido desta terra”, declarou o procurador-geral de Justiça.

“Temos muito orgulho de integrar os quadros do MPAL, de termos conseguido chegar à chefia da instituição e podermos dar a nossa contribuição para que a sociedade tenha seus direitos respeitados. Queremos partilhar essa homenagem com todos os membros e servidores do Ministério Público que já atuaram e que exercem, aqui em Olivença, suas atribuições”, completou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Em sua justificativa para a indicação – que foi aprovada por unanimidade, o vereador Genival Dionísio Barbosa Neto. fez referência ao relevante trabalho que o chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas vem realizando desde 2020, destacando a sua atuação firme na defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade dos oliventinos: “Vossa excelência cumpre o seu papel com eficiência, agindo como guardião da cidadania nas mais diversas áreas. O seu currículo irretocável, por si só, credencia-lhe para essa honraria”, argumentou o parlamentar.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas, o prefeito de Olivença, Josimar Dionísio. “O procurador-geral de Justiça Márcio Roberto é um homem público que desenvolve sua missão com sensatez e equilíbrio e que saiba ouvir as instituições e os poderes constituídos”, declarou o chefe do Executivo. O advogado Márcio Roberto Tenório de Albuquerque Júnior, filho do procurador-geral de Justiça, também esteve na solenidade. 

Histórico

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque se formou em Direito pelo Cesmac em 1982 e possui especializações em Direito Processual e Direito Penal. Ele ingressou no Ministério Público em 5 de março de 1987 e atuou como promotor de Justiça por 23 anos, até ser nomeado procurador de Justiça.

Enquanto promotor, iniciou sua carreira na 1ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, na condição de substituto. Depois, passou a ser titular em diversas outras comarcas, a exemplo de Delmiro Gouveia, Água Branca, Cacimbinhas, Maragogi, São José da Laje e Arapiraca.

Em Maceió, Márcio Roberto ficou 10 anos no Tribunal do Júri, e foi lá que ele ganhou destaque em duas atuações. Na primeira, participou das investigações sobre a morte da então deputada federal Ceci Cunha, desde a fase do inquérito policial até a propositura da ação penal contra os acusados. Foi ele o autor da denúncia contra Talvane Albuquerque, acusado de ser o mentor intelectual da chacina.

Na sequência, investigou e denunciou a Gangue Fardada, que era, à época, comandada pelo então coronel Manoel Cavalcante.

Em 2010, Márcio Roberto ascendeu ao cargo de procurador de Justiça e passou a atuar na 4ª Procuradoria de Justiça Criminal. Em 2013, ele se tornou corregedor-geral de Justiça, cargo que ocupou por dois anos.

Entre 2017 e 2020, ocupou o cargo de subprocurador-geral Administrativo Institucional. Já em abril de 2020, candidatou-se para a chefia da instituição, tendo conquistado a maioria dos votos, o que o levou ao comando do MPAL até o momento.

Por MP/AL 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.