Ex-varredeira de rua de Lagoa de Pedra, em Pão de Açúcar|AL expõe pinturas em museu do Rio de Janeiro

Foto Agência  Brasil

O que era para ser uma “brincadeira”, ultrapassou os limites do povoado de Lagoa de Pedra, em Pão de Açúcar, e passou a ocupar um espaço no Museu do Pontal, Rio de Janeiro.

Falamos das obras de pinturas que representam o cotidiano e cenas de novelas, produzidas por Maria José Lisboa da Cruz, ou simplesmente "Roxinha", de 69 anos, ex-varredeira de rua, quebradeira de brita e agricultora, residente no povoado Lagoa de Pedra, zona rural pão-de-açucarense.

Para amenizar a saudade dos filhos, que não estavam mais em casa, Roxinha começou, ao lado do marido, já com 59 anos, a desenhar em folhas de papel, depois nas paredes de casa e tomou tanto gosto pela coisa, que todo tipo de material foi transformado em tela. Até sucatas encontradas em um lixão.

O primeiro profissional do campo artístico a identificar o trabalho de Roxinha foi André Dantas. Ele é um dos curadores da mostra no Museu do Pontal/RJ e disse ter se encantado ao descobrir as produções da artista. Tanto que adquiriu várias delas e cobriu as paredes do espaço cultural que possui no povoado Ilha do Ferro, também em Pão de Açúcar.

Setenta pinturas compõem a mostra "Roxinha: uma vida de novela". O título cita uma das referências preferidas da artista: as histórias de amor que viu na TV. Traços, cores e diálogos são inspirados em cenas que ficaram guardadas na memória. Há, por exemplo, uma obra que retrata a novela infanto-juvenil Malhação. Outra, sobre um casamento que aconteceu em O Cravo e a Rosa, pintada sobre o que sobrou de um televisor antigo de tubo.

A exposição da artista foi inaugurada no último sábado (6), no Museu do Pontal, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde Roxinha e o esposo se encontram. Os ingressos são gratuitos ou com contribuição voluntária.





Com informações Pão de Açúcar Notícias 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.