Defensoria Pública e municípios do Sertão Alagoano discutem a criação de grupos de reflexão e outras iniciativas para proteção das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

Imagem Assessoria

O Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi tema do encontro ocorrido nesta semana, entre o defensor em atuação no sertão alagoano, Lucas Monteiro Valença, e secretários de Assistência Social dos municípios de Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro e Batalha. Na oportunidade, as instituições discutiram sobre o conjunto de ações alusivas ao referido mês.

Durante a reunião, o grupo discutiu, também,  a criação de Grupos Intermunicipais de Reflexão sobre a Violência Contra a Mulher, que contará com psicólogos e assistentes sociais, a serem cedidos pelos municípios. 

O grupo deverá atuar tanto junto às mulheres vítimas de agressão, oferecendo informação social e jurídica, acolhimento e proteção, quanto aos homens acusados de violência doméstica, a fim de promoverem a reflexão e conscientização sobre os atos cometidos. 

"Vamos realizar uma experiência pioneira e inédita no estado, em que diversos municípios se unem para criação de um projeto que tem como foco a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Também é uma solução prática para solucionar possíveis entraves, como carência de funcionários ou orçamentária, uma vez que as responsabilidades poderão ser divididas entre todos os municípios", destaca o defensor. 

O defensor reforça que o grupo será de grande ajuda para os cidadãos. “A violência doméstica é uma questão que precisa ser firmemente combatida com todas as ferramentas possíveis. Nos locais onde já se instalaram grupos de reflexão se conseguiu a redução da reincidência em mais de 90% dos casos", disse o defensor público. 

A implementação do projeto contará, ainda, com o apoio de equipes que já atuam no Município de Arapiraca que serão os responsáveis pelo treinamento dos profissionais dos municípios sertanejos.

 Por Ascom Defensoria Pública de Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.