Docentes do Ifal Santana do Ipanema organizam e-book voltado a discutir a educação na atualidade

 

Imagem Assessoria

Um e-book recém-lançado pela Editora Bagai, “Contemporaneidades e Educação: olhares teóricos e práticos” traz uma série de trabalhos relacionados a diferentes projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A obra foi organizada por Odair Silva e Leonardo Siqueira, docentes do Campus Santana do Ipanema, mas traz outros quatro professores entre os autores, Erinaldo da Silva Santos e Nathália Alves, também da unidade do Sertão, além de Marcílio de Souza, do Campus Batalha, e Cristiano Lessa, do Campus Satuba.

No livro, são abordadas questões como gênero, sexualidade, o capital simbólico das minorias e processos de ensino e aprendizagem pós-modernas, em problematizações que envolvem contextos e perspectivas socioeducacionais contemporâneas. Ele foi desenvolvido a partir da articulação de 10 diferentes ações do Grupo de Pesquisa Leitura, Ensino e suas Ressonâncias (LER).

"Entendemos a importância de problematizar algumas questões (como as abordadas no livro) e registrar esses conhecimentos", ressalta Odair, que também é coautor de dois capítulos: “Estudo do “êxito” escolar no Instituto Federal de Alagoas, campus Santana do Ipanema", desenvolvido em parceria com Marcílio de Souza, com o intuito de discutir os conceitos de ‘êxito’ no contexto educacional da unidade em que atua; e “Leituras do social a partir do projeto “Poéticas do Ser-Tão”, que problematiza questões de produção e recepção literária, a partir do projeto homônimo, voltado a desenvolver a formação de leitores, por meio de pesquisa, além da promoção da leitura e da escrita. Este último foi realizado em parceria com o professor Leonardo Siqueira.

Outros dois professores do Ifal, Nathália Alves e Cristiano Lessa, também realizaram uma parceria, na coautoria do capítulo “Uma análise dos equívocos sobre a noção de gênero textual no discurso de professores de língua portuguesa”. No capítulo, eles apontam os equívocos presentes nos discursos dos professores, resultado de uma pesquisa realizada em dois projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (Pibic/Ifal), entre os anos de 2012 e 2015.

Já Erinaldo da Silva Santos é coautor de “Como e por que problematizar identidades de gênero nas aulas de língua portuguesa”, capítulo em que demonstra a transformação de significados, valores e ideologias disseminados aos modos de ser homem e de ser mulher, a partir da análise dos discursos presentes em uma propaganda veiculada na mídia brasileira.

Acesse gratuitamente obra inteira, na página da Editora Bagai.

Por Ascom Ifal

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