Semana da Conciliação: Comarca de Água Branca/AL obtém 77% de acordos

Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo CNJ, com apoio dos Tribunais.
Semana Nacional da Conciliação é promovida anualmente pelo CNJ, com apoio dos Tribunais. Arte: CNJ

Dos 35 processos pautados durante a Semana Nacional da Conciliação, na Comarca de Água Branca, houve acordos em 27, o que representa índice de 77%. A força-tarefa ocorreu entre os dias 8 e 12 de novembro.

As audiências foram realizadas de maneira híbrida. As partes e os advogados puderam comparecer ao fórum, mas também foi disponibilizado link para participação por videoconferência. De acordo com o juiz Marcos Vinícius Linhares, a maior parte das conciliações envolveu processos de família, como ações de divórcio, alimentos, guarda de filhos, partilha de bens e investigação de paternidade.

"O resultado foi muito positivo, pois em geral o índice de conciliações ou acordos é abaixo de 50%, enquanto que na Semana da Conciliação alcançamos um índice próximo de 80%", destacou o magistrado.

O juiz reforçou que a conciliação é a forma mais rápida, eficaz e justa para a resolução dos conflitos. "A resolução é construída pelas próprias partes. A conciliação também evita que o conflito se eternize, já que ambas as partes fazem concessões recíprocas".

Por Ascom TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.