Chesf aumenta vazão da Usina de Xingó e alerta para elevação do nível para 1.500 m³/s

 Imagem Adalberto Gomes

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vem divulgando, desde o início de setembro, mudanças na vazão da Usina de Xingó, situada entre  Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE) A hidrelétrica passou a ter vazão máxima média mensal de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s), conforme solicitado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Chesf diz que a variação de vazão deverá acontecer de forma gradual e será comunicada por Serviço de Mensagens Curtas (SMS). Para receber informações referentes à vazão de Xingó, envie de seu celular mensagem com a palavra RIO, para o número 27569, e assim estará automaticamente cadastrado. As informações sobre a vazão de Sobradinho podem ser recebidas enviando a mensagem SOBRADINHO para o mesmo número (27569).

Nesta terça-feira (14), a última mensagem de SMS da Companhia indicou uma elevação para vazão de 2.200 m³/s.  A defluência (água liberada) de Xingó poderá variar a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), para procedimentos de otimização energética envolvendo as regiões do País e obedecendo à legislação vigente.

A Chesf alerta a população para a não ocupação de áreas ribeirinhas, especialmente na calha principal do rio, pelas condições emergenciais, a exemplo da necessidade de maximização da geração para atendimento ao SIN.

Para os meses de outubro e novembro poderá haver novas alterações em atendimento à solicitação do ONS, tendo em vista as condições hidrológicas do Sul e Sudeste, que apresentam estiagem histórica.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.