Covid-19: Médica alerta sobre importância de manter medidas sanitárias após vacinação

Sarah Dominique Dellabianca orienta que a máscara deve ser usada mesmo depois de concluído o ciclo vacinal
Sarah Dominique Dellabianca orienta que a máscara deve ser usada mesmo depois de concluído o ciclo vacinal Ascom Sesau Texto de Débora Rosset

Mesmo para as pessoas que já tomaram a segunda ou dose única das vacinas contra a Covid-19, as medidas sanitárias que conferem proteção contra o novo coronavírus devem continuar. O alerta é da infectologista do Hospital da Mulher (HM), Sarah Dominique Dellabianca, baseado no fato de que, muitas pessoas, após completarem o ciclo vacinal, negligenciam o uso da máscara, a lavagem das mãos e aglomeram sem necessidade.

Conforme Sarah Dominique, as máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação de gotículas no ar, quando há tosse, espirros e até mesmo durante as conversas. “Seu uso é importante, principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança”, orienta.

Apesar de sua eficácia, ressalta a infectologista do HM, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção, como limpeza frequente das mãos e distanciamento seguro de outras pessoas. Sarah Dominique Dellabianca alerta à população para continuar com as medidas de segurança, mesmo após a vacinação. “Os cuidados após a imunização são tão importantes quanto à vacinação, uma vez que, o vírus está disseminado na comunidade" destaca.

Dominique ainda reforça que o uso da máscara, o distanciamento social e higienização das mãos, vão evitar a propagação do vírus, principalmente para as pessoas que ainda não se vacinaram. Até o momento, 1.517.150 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas. São 1.100.381 pessoas vacinadas com a primeira dose e 416.769 já imunizadas com a segunda dose e dose única.

Por Agência Alagoas 

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.